terça-feira, 10 de maio de 2016

RESENHA: Do que eu falo quando eu falo de corrida

Em 1982, Haruki Murakami decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Nesse mesmo período, começou a correr para se manter em forma. Um ano mais tarde, ele completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias.
Os anos se passaram, e os romances de Murakami ganharam o mundo. Traduzido em 38 idiomas, ele é um dos autores mais importantes da atualidade. É também um maratonista experimentado e um triatleta. Agora, ele reflete sobre a influência que o esporte teve em sua vida e, sobretudo, em seu texto.
Este é um livro bem-humorado e sensível, filosófico e revelador, tanto para os fãs deste grande e reservado escritor quanto para as inúmeras pessoas que encontram satisfação semelhante nas corridas.

Em um ano virei fã do Murakami. Sendo assim, fiquei curiosa como foi o início de carreira dele, como escrever tornou-se sua profissão e "Do que eu falo quando eu falo de corrida" me trouxe repostas para algumas dessas perguntas, mas não do jeito que eu imaginava.
Aqui Murakami fala de sua paixão por corridas e como esse hábito tem influência sobre sua escrita e como seus projetos acompanhavam essa rotina. Não se atém a falar exatamente como foi essa transição de dono de bar para autor, mas como sua profissão foi acompanhada pelo desenvolvimento do hábito de correr.

Vemos constantemente seus avanços e tropeços atrás de melhores tempos em suas corridas, assim como os desafios aos quais ele passava como aceitar correr em maratonas. Ele também teve uma fase onde testou seus limites sendo um triatleta e suas observações sobre essas experiências são intrigantes.

Como eu disse, o livro é auto biográfico, mas não de uma forma convencional e não se atém a detalhes da vida do autor. Ocasionalmente ele deixa transparecer seu gosto musical e suas apreensões quando vai palestrar em outra língua, por exemplo, mas nada que fique mais profundo do que sua paixão por corridas. Para uma fã do autor eu fiquei satisfeita com o livro e gostei de ter acesso a esse seu lado atleta. Acho uma leitura bem fácil e interessante, mas não vão esperando grandes revelações.

Sobre o livro:
ISBN: 9788579620270
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Ano: 152
Páginas: 2010



Nenhum comentário: