sexta-feira, 25 de maio de 2018

HQ: Deuses Americanos - Sombras #01

O grande clássico de Neil Gaiman agora em quadrinhos.

Mistura de road trip, fantasia e mistério, o romance Deuses Americanos alçou Neil Gaiman à fama mundial e ao posto de um dos maiores escritores de sua geração. Agora, os fãs de quadrinhos e da obra-prima do autor têm mais um motivo para celebrar: chega às livrarias o primeiro volume das graphic novels inspiradas em Deuses americanos. Ao todo, serão três volumes.
Em Sombras, as cores e os traços vibrantes de P. Craig Russell e Scott Hampton nos apresentam Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de sair da prisão e descobre que sua mulher morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele aceita trabalhar para o enigmático Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses - os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) -, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido.

A mitologia já existente somada a criada por Gaiman sempre me levava a imaginar como seriam cada personagem e cenário, principalmente depois de ler o livro de Deuses Americanos. Ver na HQ as cenas que gostei tanto no livro certamente é uma ótima experiência, já que sou grande fã de quadrinhos e mangás, e curto bastante ter esse tipo de versão de uma obra.

O fator que mais se destaca na versão quadrinhos é realmente ver tudo que se passava no livro tomar forma. As expressões dos personagens, acontecimentos um pouco mais complicados, descrições que somente podíamos imaginar até então, agora traduzidos em cores e imagens. Ver a cena do carrossel, por exemplo, foi maravilhoso. Sempre foi uma parte da história que me despertava curiosidade, queria ver o que Shadow via, e não me decepcionei.

A HQ não cobre toda a obra - é a primeira parte de três volumes - mas consegue pegar os pontos principais e importantes para o entendimento da história, e deixa mais ágil, dinâmico e quando percebemos, já terminamos de ler. A arte está belíssima e combina muito com a narração do Gaiman. Adorei a capa principal e as capas dos capítulos com participação de outros artistas além de P. Craig Russell e Scott Hampton. No final do volume ainda temos os esboços realizados na concepção dos quadrinhos. Vocês podem ver algumas imagens aqui.

Talvez o momento escolhido para fechar essa HQ não seja o mais empolgante, porém acredito que o mais importante era dar a ideia de continuação, já que foi mais introdutório. No próximo volume com certeza teremos mais ação e mais mistérios. Mal posso esperar. 

Sobre a HQ:
ISBN: 9788551003060
Autor: Neil Gaiman
Arte: P. Craig Russell e Scott Hampton
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 264

Nenhum comentário: