Keum Suk Gendry-Kim, a premiada autora sul-coreana de Grama, A Espera e Jun, apresenta sua mais recente graphic novel, Cães.
Baseada nas próprias experiências da autora, que jamais considerara ter algum animal de estimação até ser convencida por seu companheiro a adotar um cachorrinho, Cães é um relato emocionante e honesto sobre como a convivência com pets e a descoberta do amor incondicional que eles sentem por seus donos modifica o coração dos seres humanos, auxiliando-os de forma quase inadvertida a tornarem-se pessoas mais sensíveis. Keum Suk também dá contornos mais profundos à história, denunciando maus tratos a animais de estimação na Coreia do Sul (sem jamais apelar para exposições gráficas de animais em sofrimento), por parte de pessoas que abusam da vulnerabilidade dos cães, e confrontando um polêmico aspecto cultural de seu país: a prática aberrante de comer cachorros.
Obra dramática, bonita e que aborda um tema extremamente importante, Cães dá sequência à publicação no Brasil dos trabalhos de uma autora mundialmente consagrada, cuja maneira diferenciada de enxergar o mundo nos ensina a sermos indivíduos melhores, da mesma forma que o faz também a convivência com animais de estimação.
A edição da Pipoca & Nanquim foi traduzida diretamente do coreano, tem 244 páginas em papel offset 90g, capa dura, sobrecapa macia ao toque e com verniz localizado, lombada redonda e fitilho marcador de tecido, seguindo o mesmo padrão dos manhwas (quadrinhos sul-coreanos) anteriores da autora.
Keum Suk Gendry-Kim trabalha muito com marcos culturais da Coreia do Sul, inclusive aqueles mais presentes no dia a dia. Neste quarto quadrinho que leio dela, a autora foca no relacionamento de um casal com os cães que eles decidem adotar e como é essa dinâmica no país.
A protagonista é levada a adotar um cachorrinho convecida pela marido, mas ela acaba se apegando muito além do esperado, chegando a mudar hábitos para a melhor vivência do novo habitante da casa. Com o tempo, o casal vai entendendo os vários aspectos de criar um bichinho de estimação, com toda a responsabilidade e gastos, mas também com as alegrias e companhia. Gosto desse enfoque porque é um fato bem real, é um ser vivo que tem demandas específicas e que precisa de atenção.
Imagens: site Pipoca & Nanquim e Amazon
A autora também mostra como eles foram ficando mais sensíveis a observar como os outros tratavam seus cães, a crueldade de alguns, a displicência de outros. Entendem, principalmente, que nem todo mundo tem o sentido de responsabilidade com essas vidas. Outro ponto bastante real.
O aspecto polêmico fica por conta de costumes antigos que fazem dos cães uma opção de refeição, inclusive ligando o consumo a cura de doenças. Não tenho como dizer com certeza, mas sei que a Coreia foi um país bastante pobre em um passado não tão distante e a situação piorou depois da invasão do país pelo Japão, então creio que por muito tempo era uma necessidade, não uma escolha. Muitos costumes são difíceis de serem abandonados, e somente com muita conscientização isso pode ser mudado.
Imagens: site Pipoca & Nanquim e Amazon
Entretanto, cabe também lembrar que em todos os países do mundo animais são transformados em opção de proteína e da mesma forma que criticamos esse tipo de prática com cachorros, nós nos alimentamos de outros animais. A diferença é somente que um é criado como animal de estimação e o outro, não. Claro que não concordo com o fato de cães serem transformados em alimento, porém é importante entendermos que não somos assim tão diferentes e não cair em xenofobia quando criticar esse tipo de ação.
É de costume da Keum Suk Gendry-Kim misturar acontecimentos reais com ficção e pôr muito da própria vivência em suas histórias e aqui não é diferente, no final ela coloca um texto dando um contexto maior a obra, assim como tem fotos dela com os próprios bichinhos de estimação. A arte dela continua sendo simples e forte, passa bem a mensagem e nos faz refletir sobre vários pontos da cultura dos outros países, mas também do nosso. E a edição bem cuidada e linda da Pipoca & Nanquim só reforça a força da obra.
Imagens: site Pipoca & Nanquim
Sobre a graphic novel:
ISBN: 9786554480376
Autora/artista: Keum Suk Gendry-Kim
Editora: Pipoca & Nanquim
Ano: 2023
Páginas: 244
Outras obras da autora:
Nenhum comentário: