segunda-feira, 24 de julho de 2023

RESENHA: Forward (Intrínsecos #36)

Para alguns, a tecnologia é o prenúncio do fim do mundo. Para outros, é apenas o começo. Entre os dois extremos, estão os contos reunidos em "Forward". Encabeçada pelo escritor e roteirista Blake Crouch (Recursão, Matéria Escura) e povoada por N. K. Jemisin (Nós Somos a Cidade), Veronica Roth (série Divergente), Amor Towles (Um Cavalheiro em Moscou), Paul Tremblay (Na Escuridão da Mente) e Andy Weir (Perdido em Marte), a coletânea combina o melhor de cada autor, em narrativas que vão da ficção científica especulativa à ação e ao suspense.
Seja em Vegas, seja em uma Terra utópica, a verdade é que nossos dilemas se reeditam infinitamente em torno do que nos faz humanos - paixões, medos, sonhos, ambições... independentemente dos saltos tecnológicos e de qualquer ensaio do futuro. É disso que trata "Forward". É disso que trata a vida.

Essa coletânea reúne autores bem conhecidos do grande público, mas da lista eu li somente um. Ficção científica sempre rende bons debates e fui animada conhecer a escrita dos autores.

Blake Crouch me fez refletir bastante sobre tecnologia, como nos portamos frente a ela e o impacto na nossa vida. Ele fala de algo tão no futuro, aos mesmo tempo que não parece tão distante de nossa realidade. Summer Frost me deixou inquieta e imagino ser um dos sentimentos que o autor quis passar.

Eu amei o formato que a N.K. Jemisin utilizou em Pele de emergência. Basicamente temos um ser respondendo a outro e as respostas são o que nos norteiam. Vendo a maneira que ela mostrou um lugar que seria perfeito na visão da entidade que responde, dá para perceber a crítica e o deboche da autora sobre preconceitos e machismos. Eu realmente dei risada com algumas respostas, mesmo entendendo a seriedade na proposta dela. Foi um ótimo primeiro contato com a Jemisin, me empolgou para ler os livros que tenho dela.

Meu reencontro com a Veronica Roth foi bem legal. Curti o andamento de Arca, as decisões que os personagens tomam e fiquei me perguntando se faria escolhas iguais. Um sentimento que me acompanhou durante a leitura foi de familiaridade mesmo após tantos anos da última vez que li algo da autora.

Você chegou ao seu destino é o conto de Amor Towles. O ponto mais interessante para mim é como certas decisões sobre ter filhos começam a ficar mais a cargo de uma condição externa do que biológica e o enredo vai por esse caminho. O tema é interessante e as comparações sobre o que seria uma boa vida, uma vida plena, vem a tona, porém eu esperava mais depois de um começo promissor. Creio que foi um fim abaixo do apresentado durante a narrativa.

Paul Tremblay optou por manter o mistério até o fim com A última conversa. Apesar de não ser uma trama que me empolgou, achei muito boa a maneira que ele segura as informações sem deixar de nos dar pistas.

Randomizando, conto de Andy Weir, também não foi um dos que mais gostei, embora a personagem principal seja ótima. Ela é esperta, corajosa e antenada, a perspectiva dela sobre as situações certamente a ajudam e ela faz proveito das próprias habilidades o máximo que pode.

Eu acho ficção científica um dos gêneros que mais nos faz refletir sobre a condição humana, então dificilmente um livro como Forward não me agradaria. Todos os seis contos tem sua cota de situações tensas e ambíguas, onde a resposta correta não é tão simples e mexe com o passado e carências das pessoas, e adoro quando isso é tratado sem grandes amarras morais. Acho que o livro é uma boa porta de entrada para se acostumar com o gênero e me diverti lendo.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555600759
Autores: Blake Crouch, N. K. Jemisin, Veronica Roth, Amor Towles, Paul Tremblay e Andy Weir
Tradução: Braulio Tavares
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 304

Nenhum comentário: