sábado, 8 de julho de 2023

RESENHA: O alforje

Ao contrário do que se diz, o deserto é um território fértil. Ao menos para Bahiyyih Nakhjavani, que, a partir de uma trama complexa, faz convergir nas areias árabes um grupo de personagens que têm suas trajetórias costuradas por um misterioso alforje.
Uma noiva que viaja para encontrar o futuro marido, um padre em peregrinação, um beduíno de alma livre e uma escrava falacha são alguns dos retratos que a autora pinta com maestria e profundidade. Ainda que tenham origens, crenças e desejos muito diferentes, todos os viajantes terão a vida transformada pelas escrituras sagradas.

Minha busca por autores de vários países me levou para o Irã desta vez. Não conhecia a escrita da Bahiyyih Nakhjavani e foi um livro intrigante de diversas formas, ainda que tenha sido um pouco devagar em alguns momentos.

A autora conta o mesmo acontecimento através de diversas expectativas e cada narrador adiciona sua própria vida e experiências aos fatos que se desenrolam. Foi interessante ver como meus pensamentos por alguns personagens foram se modificando quando os conhecia melhor e como determinadas ações são entendidas de forma diferente dependendo de quem nos conta o que aconteceu. Não existe verdade absoluta, nem um bem contra o mau.

Dentro das várias visões, eu realmente me diverti com o deboche da autora quando nos conta a do Dervixe. Criado para ser um pessoa de grande sucesso, ele só comete garfes, decisões equivocadas e se tem em muito alto valor, mesmo sendo medíocre em praticamente tudo. O fato dele ser inglês foi fator decisivo, eu aposto, para a autora o descrever como o fez.

As formas de fé permeiam todo o enredo: seja nos sinais recebidos pela Noiva, seja pela busca do Sacerdote ou ainda a missão do Peregrino. Todos eles sentem ter um destino e o procuram avidamente. Além da religião, temos temas como escravidão, posição social e econômica, além de questões de sexismo e racial. Aqui que a trama conseguiu me ganhar mais, pois ver o embate entre Escrava e Sacerdote se transformar como ocorreu me deixou maravilhada.

O alforje foi um livro bem interessante, mesmo quando a repetição de alguns pontos ocorriam ou me parecia extensa demais as divagações de alguns personagens. Minhas perspectivas estavam altas e não foram totalmente atendidas (culpa minha), porém achei a leitura muito válida pelo enredo e pelas reflexões.

Sobre o livro:
O alforje
ISBN: 9788583181279
Autora: Bahiyyih Nakhjavani
Editora: Dublinense
Ano: 2019
Páginas: 256

Nenhum comentário: