sábado, 29 de julho de 2023

Lemos na Fábrica: Junho 2023

Olá! Junho me rendeu leituras interessantes e também uma mudança que estava precisando. Percebi que tenho lido bem mais pelo kindle do que os livros físicos e isso não é ruim, porém meus livros de anos estão parados na estante. Tentei dar uma atenção maior a eles em Junho e meu objetivo é insistir um pouco nessa dinâmica e desencalhar alguns livros. Vocês tem esse costume? Me contem.


"O alforje", Bahiyyih Nakhjavani: O alforje foi uma leitura interessante. A autora conta o mesmo acontecimento através de diversas perspectivas e cada uma delas se aprofunda na vivência de cada pessoa responsável pelo ponto de vista. Religião, raça, diferenças sociais e econômicas são temas presentes e neles se desenvolvem ligações inesperadas como o embate entre a Escrava e o Sacerdote, uma das minhas partes preferidas. Resenha aqui.


"O Caudilho", Jorge G. Borges: A trama de O Caudilho é uma mistura de tudo que marca uma região. Temos a influência forte da política, em especial nas que detinham mais poder aquisitivo, a tradição sempre reforçada e elevada, assim como ações nem um pouco corretas, ainda que respaldadas pelos costumes. Foi uma leitura rápida, fácil e que mostra bastante sobre uma parte da Argentina muito parecida com a região sul do Brasil. 


"Forward", Blake Crouch, N. K. Jemisin, Veronica Roth, Amor Towles, Paul Tremblay, Andy Weir: Forward é uma coletânea que reúne seis autores conhecidos do público, mas que somente um eu tinha lido. Ficção científica sempre rende bons debates e fui animada conhecer os outros autores. Sem dúvida a N.K. Jemisin me chamou mais atenção, o conto dela tem um tom de deboche maravilhoso sem deixar de tocar em questões necessárias. Os contos de Blake Crouch e Veronica Roth também me agradaram bastante. Apesar de não ter conquistado, gostei das reflexões nos enredos de Amor Towles, Paul Tremblay e Andy Weir. Resenha aqui


"Fique comigo", Ayòbámi Adébáyò: Foi um livro que me levou em direções diferentes, onde entendia a importância cultura de determinadas decisões enquanto tinha grande aversão sobre elas. Por ser mulher, me doía demais as cobranças ininterruptas, as culpas impostas e, mais que tudo, o machismo que atingia não somente a protagonista como o marido dela. Estou digerindo a leitura para fazer a resenha, mas o livro é muito bom.


"A morte de Tommy Grimes (Clube da Caixa Preta # 34)", R.J. Meaddough: Com certeza A morte de Tommy Grimes foi um dos contos mais impactantes do Clube da Caixa Preta. Fiquei tensa o tempo todo, mas não esperava como ia acabar. Me fez pensar sobre quantos tipos de morte pode nos acontecer e como a morte da nossa própria humanidade é uma das mais profundas. Se tornou um dos meus preferidos do Clube.


"De amor tenho vivido - 50 Poemas", Hilda Hilst: Não tinha lido nada dos poemas da Hilda Hilst e gostei muito de ver a versão dela do amor em De amor tenho vivido - 50 poemas.Com certeza é uma visão forte e intensa e gostei da experiência de leitura.


"Pingo em busca do ouro",  Jonathan Van Ness: Livro infantil sobre buscar seus sonhos mesmo quando acham impossível ou inapropriado para você. Curti bastante. 


"A História Secreta de Shikamaru -A Nuvem que Paira no Silêncio da Escuridão (Naruto Hiden #2)", Takashi Yano e Masashi Kishimoto: A nuvem que paira no silêncio da escuridão tem como protagonista um Shikamaru pensativo sobre seu papel dentro da estratégias de Konoha. É muito interessante ler sobre os pensamentos dele, as inseguranças sobre as escolhas que realizou, os relacionamentos e, principalmente, a preocupação dele com o próximo Hokage e como ajudá-lo nessa jornada. Ele é um dos personagens mais inteligentes de Naruto e isso se reflete nas atitudes tomadas e no desenvolvimento do texto.


"Perfect World #03", Rie Aruga: Perfect World tem um aspecto que gosto demais: ele não se esquiva de tratar o assunto em diversas perspectivas, sendo elas certas ou erradas. Vemos muito preconceito sobre a condição do Ayukawa, as próprias questões dele e a forma como a família da Kawana enxerga o relacionamento deles. As consequências de todos esses fatores é pesada para os dois e decisões precisam ser tomadas mesmo que ambos não queiram. É tudo muito verdadeiro e só me fez gostar mais ainda da obra.

E como estão as leituras de vocês?

Nenhum comentário: