terça-feira, 1 de janeiro de 2019

TOP 10: Os melhores livros de 2018


Feliz ano novo! Não posso dizer que gostei muito de 2018, por mais que algumas metas pessoais foram alcançadas, e creio que muito da minha falta de animação com ele refletiu nas minhas leituras: foram 54 livros e 150 mangás, os dois bem abaixo das minhas leituras de 2017. O resumo está no meu skoob aqui. Vamos para as leituras que me cativaram.?


Fantasia nacional cheia de críticas com uma narrativa muito boa e que foi uma grata surpresa. Gostei muito dos personagens, do enredo e de como o Felipe nos passa a história.


09. Crime e castigo, Fiódor Dostoiévski:
Li para o Clube do Livro e olha, leitura meio difícil, porém com temas necessários para refletir sobre a condição humana e como situações desesperadas tendem a nos fazer agir com igual desespero. Fiquei o tempo todo sem saber se dava razão ou não ao protagonista


Crítica a sociedade e família que passam a imagem de perfeitas, mas que são egoístas e preconceituosas. O título pode parecer sem nexo, mas analisando bem, são pequenos atos que culminam em grandes acontecimentos e a Celeste soube bem demonstrar isso.


Conheci a obra do Vitor e já quero ler tudo que puder dele. Sensível, atual, verosímil. Um livro muito necessário que nos mostra como a empatia pode ajudar e como a amizade é importante. E, lógico, cheio de representatividade. Adorei.


06. O que o inferno não é, Alessandro D'Avenia:
Esse autor é maravilhoso! A linguagem dele, geralmente poética, vem com força total neste livro e senti tanta coisa durante a leitura! Um livro maravilho que foi uma das minhas últimas leituras de 2018 e que farei resenha em breve.



05. Sete minutos depois da meia-noite, Patrick Ness:
Como lidar com momentos difíceis onde nosso amor e nosso limite estão batendo de frente um com o outro? Esse livro fala de aceitar o destino, entender nossos próprios sentimentos e lidar com perdas.


Livros de contos onde pessoas negras se veem em diversas situações do dia a dia em que são questionadas sobre sua origem, raça, e competência. Como sempre, Chimamanda trata dos temas de forma crua, sem nos poupar e não mede esforços ao expor o racismo e machismo.


Pois é, dormi no ponto e só em 2018 fui ler esse livro maravilhoso! Gente, reforço a ideia que muita gente já expôs de achar que Extraordinário deveria ser lido nas escolas. É uma história sobre empatia, desafios, amizade. Sobre gentileza. Necessário demais em tempos como os nossos.


02. A longa viagem a um pequeno planeta hostil, Becky Chambers:
Diversidade. De raça, cultural, de orientação. Ficção científica sempre acaba levantando as diversas formas que enxergamos nós mesmos e os outros e a Becky soube fazer isso de forma magnífica e seus personagens são cativantes de diversas formas.
Das leituras maravilhosas que o Clube do Livro me proporciona! Não senti as mil e seiscentas páginas porque a história foi tão envolvente, maravilhosa e instigante! Como pode ter um livro que já se sabe todo o enredo ainda te surpreender? Leiam, não se arrependerão!

Quais foram os melhores livros de 2018 para vocês?


Nenhum comentário: