segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

RESENHA: Extraordinário - Edição especial com bastidores do filme

Lançado no Brasil originalmente em 2013, Extraordinário é daqueles livros únicos, marcantes, cuja mensagem ressoa com a mesma força não importa quantas vezes você leia. A história de um menino de aparência incomum, mas de coragem e coração enormes: August Pullman, o Auggie, que nasceu com uma severa deformidade facial e agora, aos 10 anos, vai frequentar a escola pela primeira vez. Um grande passo para qualquer criança e maior ainda para o garotinho cujo maior desejo é ser invisível. Mas Auggie, definitivamente, não nasceu para deixar de ser notado. Enquanto tenta vencer seus medos e se integrar em um mundo completamente novo, sua presença desencadeia as mais diferentes reações - algumas boas, outras nem tanto, mas todas profundamente transformadoras. Um romance comovente, poderoso e impossível de ignorar.
Adaptado para os cinemas e estrelado pelo jovem Jacob Tremblay e por Julia Roberts, Extraordinário é relançado nesta edição especial comemorativa do filme, com novo posfácio da autora, fotos de bastidores e depoimentos que dão conta do impacto da mensagem de Extraordinário na vida dos artistas envolvidos na megaprodução. Um conteúdo inédito e exclusivo. 

Extraordinário dispensa qualquer apresentação, já que foi bastante comentado desde a época de lançamento. Fui uma leitora que sempre o teve na lista, mas que o deixou um pouco de lado quando escolhia a próxima leitura. Se estou arrependida? Sim, demais. Deixei um ótimo livro na fila de espera e agora que o li, sei que não deveria ter demorado assim.

A mensagem é clara: seja gentil. Deveria ser simples, não é? Mas nosso cotidiano não é cheio de gentilezas e nós mesmos não somos praticantes. o Auggie vive essa falta de gentileza e empatia desde o nascimento. Ele é muito consciente sobre sua condição e como as pessoas o enxergam, o que torna um pouco mais doloroso quando determinados eventos acontecem.

Importante ver não somente o lado do August, mas das pessoas que convivem com ele. Olivia foi quem mais me chamou a atenção nesse sentido, porque ela foi afetada pelo estado do irmão muito mais que os outros. Como ele sempre inspirou muitos cuidados, em alguns momentos ela ficava em segundo plano e passou a maior parte da vida encarando isso de uma forma muito positiva, mas que, agora na adolescência, sente um pouco esse peso, apesar do amor pelo irmão.

Personagens com atitudes ruins com o August também são mostrados em seu íntimo, suas vidas, seus problemas, e seus pensamentos honestos. Me vi odiando e posteriormente amando vários por conta dessa forma de apresentar sua realidade, o que nos mostra que nem sempre uma única atitude te diz quem realmente a pessoa é. Engraçado que li sobre algo assim esses dias: uma comediante que foi xingada no twitter e no lugar de devolver a grosseria optou por entender seus motivos e o resultado foi bem positivo. Quantas pessoas reagiriam assim? Eu dificilmente o faria. Mas o August, sim. Mesmo que num primeiro momento ele vacile, tenta dar uma segunda chance.

Os personagens como um todo são riquíssimos, como o Sr. Buzanfa, Jack Will, Justin, e nem tenho elogios suficientes para os pais do August. Duas pessoas fortes e amorosas que criaram dois filhos igualmente adoráveis. As cenas em família foram as que mais me tocaram.

Gostei da narrativa e dos pontos de vista divididos entre vários personagens, o que nos dá um entendimento mais amplo da situação do Auggie. A linguagem de fácil acesso, assim como os capítulos curtos me agradaram e fiquei ansiosa para ler com meus primos mais novos e minha afilhada. Seria maravilhoso ter esse livro nas escolas. 

A versão que li tem extras sobre o filme, e é muito legal saber a opinião dos envolvidos na produção, como a autora se sentiu sobre a adaptação, como os atores encararam o desafio de interpretar personagens tão conhecidos do público. Eles pareciam tão ansiosos e emocionados quanto fiquei quando li Extraordinário. Leitura super recomendada.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551001349 
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 352

Nenhum comentário: