
Se você está pensando que Mundo das Sombras, o novo livro de L.J. Smith, é parecido com Diários do Vampiro, só porque é de vampiros... não é!
Na verdade, ele me lembrou mais a série Instrumentos mortais, onde não existem só vampiros, mas também outros seres sobrenaturais, que aqui, vivem no Mundo das Sombras. Mundo esse que deve se manter ultra secreto e se o segredo vazar, isso poderá custar a vida de quem contou o segredo e de quem ficou sabendo dele.
Se você nem pode contar para seu melhor amigo, imagina se apaixonar por ele? Sem chance! Mas é essa a história que se passa. Poppy é uma menina descolada, cheia de vida e cheia de si, que tem um irmão gêmio todo nerd e certinho e um melhor amigo (claro que MUITO gato), muito enigmático.
Poppy e James são amigos desde o jardim de infância e estão sempre juntos, mas nunca namoraram. Phill irmão de Poppy odeia James, mas nem sabe direito porque. Um belo dia, Poppy sente uma dor muito aguda e é aí que sua vida sofre uma reviravolta. Depois de descobrir que sofre de um câncer terminal, Poppy descobre que James, seu melhor amigo de anos, é um vampiro e junto com essa bomba, ela descobre que pode viver para sempre se deixar que ele a transforme.
Poppy passa por vários questionamentos, raiva, amor, frustação e até mesmo aceitação de sua doença até que toma a decisão final e com a ajuda de James e Phil descobre um novo mundo... o mundo das sombras.
O livro é bem legal, tem uma leitura fácil e a história é bem interessante. Os personagens são legais e bem trabalhados, mesmo em tão poucas páginas, já que o livro não é grande e não deixa muito espaço para muitos detalhes.
Mundo das Sombras é uma série de 10 livros. Jane começou a publicá-los em 1996 e o último livro foi lançado em abril de 2010 nos EUA. É uma série um pouco diferente do que estamos acostumados, pois os livros não são uma continuação e sim várias histórias de diferentes personagens do Mundo das Sombras. O Vampiro secreto é o primeiro livro e fala sobre James e Poppy, o segundo sobre uma outra menina vampira e terceiro livro “Spellbinder ou Enchantress” é a história de Thea e Blaise, primas de James e bruxas, que aparecem no primeiro livro.
Apesar de ser um livro bem curto, o desenrolar da história é contado de uma forma não detalhada, mas você consegue viver a história, sentir o que cada personagem está sentindo. A parte da troca de sangue entre Poppy e James me fez sentir em um livro de vampiros antigos. L J Smith detalha cada sentimento, os toques mentais, a sensação de amor e sensualidade que envolve o momento... é bem forte e bonita essa parte.
Já o final, achei muito corrido. Ash, o vilão da história (que claro, também é lindo) aparece muito rápido e não cria aquele climão. Os fatos que acontecem são legais, mas passam tão rápido que não dá para sentir “aquela” emoção.
Ficha Técnica:
Título: Mundo das Sombras vol. 1 - Vampiro Secreto
Autor: L. J. Smith
Temática: Romance/fantasia
Categoria: Literatura Juvenil
Número de Páginas: 224 páginas
Ano de Lançamento: 2011
Editora: Galera Record (link AQUI)
Leia o primeiro capítulo: AQUI