sábado, 20 de outubro de 2012

RESENHA: Starters (Starters #1)


Monique Melo

Os pais de Callie morreram um ano atrás, após uma arma química chamada de Esporos atingir todas as pessoas com idade entre 20 e 60 anos. Sem parentes próximos, Callie e seu irmão, Tyler são obrigados a viver em prédios abandonados e constantemente tem problemas para arranjar comida. Para ter condições de morar em um lugar seguro e cuidar da saúde frágil do irmão, Callie resolve alugar seu corpo para um Ender (idoso com mais de 60 anos) através da empresa Prime Destinations. O procedimento consiste em por a consciência do Ender no corpo do Starter. No terceiro aluguel do corpo da Callie, algo dá terrivelmente errado e ela se vê sozinha no meio de um plano arriscado.

A ideia geral do livro é muito boa. Longas e complicadas discussões podem resultar da ética (ou a falta dela) quando se trata do aluguel de corpos e de como as pessoas com mais dinheiro na sociedade pós-guerra dos Esporos se beneficiam das crianças e adolescentes sem familiares. O problema foi que essas questões são levantadas, mas não são desenvolvidas durante a narrativa e tudo fica superficial demais. Ao terminar o livro, fiquei com a sensação que tudo poderia ser melhor explorado, ficado um pouco mais complexo.

Os personagens também não são cativantes e a protagonista com facilidade se desvia do seu objetivo. Várias situações são resolvidas com mais sorte do que pelas atitudes tomadas pela Callie e acho que isso não funcionou bem.

Não estou querendo dizer que o livro é ruim. Como já disse antes, o mote é bom e tem potencial, mas eu cometi o erro de esperar mais do que foi apresentado. Espero que o segundo livro da série apresente mais profundidade no que se refere ao enredo e que os protagonistas possam crescer durante a história.

Sobre o livro:
Starters
Série: Starters
Volume: 01
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 368
Booktrailer: