sábado, 26 de janeiro de 2013

RESENHA: Andanças

Monique Melo
Na Inglaterra do início do século XX, Charles, um jovem da alta sociedade londrina vê sua vida ser totalmente modificada ao ser atacado por uma vampira. A partir daí, além de ter que aprender a se adaptar ao seu novo destino e aos sofrimentos naturais da sua condição, ele vai perceber que nem tudo é o que parece, e vai ter que encontrar a resposta para a seguinte pergunta: Em quem eu posso confiar? Visitando alguns cenários da Europa e com alguns personagens intrigantes, como o Russo Mikhail e o sexy Lorenzo, a trama sempre nos faz retornar a mesma pergunta: Em quem confiar? Quem são os verdadeiros mocinhos e quem são os vilões?
O primeiro livro da escritora pernambucana Carissa Vieira é uma grata surpresa, não por sua escrita, a qual conheço pelo seu blog e por alguns de seus textos, mas abordagem escolhida para tratar de um tema que vem saturando o mercado editorial. Confesso que livros sobre vampiro me deixam com o pé atrás desde o lançamento da saga Crepúsculo, mas me deparei com uma linha de desenvolvimento completamente diferente ao ler Andanças.

Em “Andanças”, a trajetória de Charles para se acostumar com sua nova maneira de viver e seus questionamentos sobre sua nova vida são o mote do livro. É bem interessante se deparar com suas dúvidas e com sua luta para não perder tanto o seu caráter quanto sua humanidade após se tornar uma criatura das sombras que necessita fazer determinadas coisas que não seriam aceitas por um humano.

Seu envolvimento com Elisa também se desenvolve com este tema como pano de fundo. Charles tem na sua criadora uma figura que transmite segurança e responde a muitos dos seus questionamentos, pelo menos inicialmente. Os misteriosos Mikhail e Lorenzo são o oposto: enquanto o primeiro leva Charles a questionar o caráter de sua companheira ao mesmo tempo em que o conduz ao lado mais sombrio da existência de um vampiro, o segundo tem uma estranha ligação com Elisa, o que mexe bastante com Charles. A forma pela qual cada personagem faz nascerem dúvidas sobre a vida de Charles e os vampiros que o rodeiam cria uma ótima dinâmica e movimenta o livro.

Conforme o livro vai avançando, acompanhamos as mudanças de atitude e opinião de Charles, como também sua função numa trama de vingança e falsas atitudes que achei muito bem trabalhada e que me deixou bem curiosa. A única coisa que achei que merecia mais destaque é a convivência de Elisa e Charles, já que a interação deles justifica algumas atitudes posteriormente.

O final do livro condiz totalmente com o que foi apresentado durante seu desenvolvimento e achei bem pertinente. Creio que se fosse resolvido de outra forma, não casaria tão bem com todos os questionamentos e acontecimentos presentes. Leitura mais que recomendada.


Sobre o livro:
Autora: Carissa Vieira
Editora: Multifoco
Selo: Desfecho
Ano: 2012
Páginas: 136

4 comentários:

  1. Ei Monique...

    Partilho da sua opinião: o mercado anda bem saturado de 'vampiros', mas qdo nos deparamos com algo diferente é uma festa né? Pq eu adoro esse universo :) E saber que a obra é fruto do trabalho de uma blogueira me deixa mais curiosa. Adorei a resenha, especialmente o que contou do enredo \o/

    Super beijo e sucesso pra Carissa

    ResponderExcluir
  2. Não é, Fabi? Bem, embora seja um pouco suspeita para falar, eu realmente gostei muito do livro. E falo porque realmente achei isso, já que Carissa disse muitas vezes que queria sinceridade, e foi o que fiz.
    E se Deus quiser, ela terá muito sucesso mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Realmente tu és suspeita, rs. Mas fico feliz por você ter gostado. já te disse isso.
    Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita, mas sincera! kkkkkkkkkkkk Gostei de verdade e jpa te falei isso! =)

    ResponderExcluir