quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

RESENHA: A Aprendiz

Fabiana Araújo 

Atenção, como se trata do segundo livro da série essa resenha pode ter um ou outro spoiler do livro anterior!


“ (...) Todo ano, desde a primeira Purificação havia mais de trinta anos, o Rei enviava a Guarda e o Clã às ruas da cidade para limpá-las dos ‘vagabundos e maus elementos’. O propósito, ou assim alegava o Rei, era tornar as ruas mais seguras, retirando delas os pequenos ladrões. Na verdade, os Ladrões mal eram perturbados com o evento, já que possuíam formas próprias de sair e entrar na cidade. Apenas os pobres, os sem-teto, eram confinados nas favelas. E, no caso de sua família um ano atrás, aqueles que alugavam quartos em abrigos ‘lotados e inseguros’. Sonea ficara tão enraivecida aquele dia que se juntara a uma gangue de jovens que apedrejara os magos, ocasião em que liberara seu poder pela primeira vez.” Pág 213

Sonea agora é uma aprendiz. Ela aprenderá como ser uma Maga, como lidar com seus poderes e como controlá-los. Porém, essa não vai ser uma trajetória tranqüila. Não depois de ter visto um dos magos praticando uma magia proibida pelo Clã. Além de guardar esse segredo, Sonea terá de lidar com os outros aprendizes. Eles não aprovam o fato de uma favelada se tornar uma maga e vão fazer de tudo para que ela desista.

Há tempos não me empolgava tanto com o segundo livro de uma série. Sou meio descrente em se tratando de continuações. Foi uma surpresa deliciosa me deparar com uma sequencia tão encorajadora como ‘A Aprendiz’. Não esperava uma narrativa tão dinâmica e envolvente. Devorei capítulos atrás de capítulos e o tamanho do livro (544 páginas) se tornou bem irrelevante. 

Canavan introduziu outros personagens na trama e isso deixou a historia ainda mais apaixonante. Suspirava horrores por Dorrien,o  filho de Rothen. Ele é o tipo de personagem que rouba a cena desde o primeiro instante. Dorrien aparece num momento tão apropriado que é impossível não simpatizar e torcer por ele.

 Outro personagem que merece destaque é Tayend. Ele vai surpreender muitos leitores com seu sarcasmo e inteligência. Vai trazer consigo temas bem polêmicos e isso forneceu um brilho bem especial e atual à obra.

Para as choronas de plantão (\o/) preparem os lencinhos, ‘A Aprendiz’ tem cenas bem fortes envolvendo bulling e isso revolta bastante o leitor. Trudi Canavan aborda o tema de maneira bem objetiva e atenta o leitor para o poder das palavras e de suas ações.

Os fãs que gostam do personagem Cery vão sentir sua ausência nesse livro. Como Sonea passa a maior parte do tempo no Clã, eles não se vêem com freqüência :(

Outro ponto super positivo do livro é o fato de poder conhecer melhor o universo do Clã. Como os professores tratam os alunos, o modo como ensinam e o que ensinam. O livro é recheado de lutas e magia. Para os fãs desse universo é uma ótima dica. Ansiosa pelo  ultimo livro da Trilogia: ‘Lord Supremo’.
Super recomendo! 5 estrelinhas

Alerta: Para quem não gosta de spoiler não leia a orelha do livro. Ela contêm um spoiler gigante! o.O

Booktrailer:

Trilogia do Mago Negro: 
1- O Clã dos Magos  (Para ler a resenha do livro é só clicar no título)
2- A Aprendiz 
3- O Lord Supremo 


Sobre o livro:
Titulo: A Aprendiz
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 544
 

5 comentários:

  1. Li a resenha por cima pois ainda não li o primeiro livro da série mas parece ser bem legal. pretendo ler logo (:

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei Thais...

    Não tem problema, eu entendo. Obrigada mesmo assim por ter 'lido' e deixado um comentario. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Outra resenha linda, Fabi! Ainda não li a série, mas quem sabe um dia começo né?

    beijoo

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha. Parabéns.
    Beijos Anjo.

    ResponderExcluir
  5. Eu AMEI o primeiro livro e agora estou me deleitando com esse \o/

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir