sábado, 23 de março de 2013

RESENHA: Laços inseparáveis

Monique Melo

A autora de cinco romances de sucesso, Emily Giffin, lança uma história inesquecível de duas mulheres, as famílias que a fazem serem quem são, e a lealdade e o amor que as ligam. Marian Caldwell é uma produtora de televisão de 36 anos, vivendo seu sonho em Nova York. Com uma carreira bem-sucedida e um relacionamento satisfatório, ela convenceu todo mundo, inclusive si mesma, que sua vida está do jeito que ela deseja. Mas uma noite, Marian atende a porta... para apenas encontrar Kirby Rose, uma garota de 18 anos com a chave para o passado que Marian pensou ter deixado para trás para sempre. Desde o momento que Kirby aparece na sua porta, o mundo perfeitamente construído de Marian — e sua verdadeira identidade — será chacoalhado até o fim, fazendo ressurgir fantasmas e memórias de um caso de amor apaixonado que ameaça tudo para definir quem ela realmente é. Para a precoce e determinada Kirby, o encontro vai provocar um processo de descobrimento que a leva ao começo da vida adulta, forçando-a a reavaliar sua família e seu futuro com uma visão sábia e doce. Enquanto as duas mulheres embarcam em uma jornada para encontrar o que está faltando em suas vidas, cada uma irá reconhecer que o lugar no qual pertencemos normalmente é onde menos esperamos — um lugar que talvez forçamos a esquecer, mas que o coração se lembra eternamente.

A Emily Giffin é especialista na arte de por em palavras os sentimentos mais secretos de uma pessoa. Neste livro, ela o tempo todo nos faz questionar as atitudes e decisões de Marian: ora a vemos como vilã ora como vítima, para posteriormente, simplesmente perceber que ela é tão passível de erros quanto todos nós. Mesmo chegando a esta conclusão, teve momentos que eu quis muito compartilhar de seus motivos, defender seu ponto de vista; já em outros, culpava suas escolhas e a achava egoísta. Confesso que adoro quando os personagens me fazem mudar de ideia constantemente.

Já os questionamentos adolescentes de Kirby ganham força com sua condição. Ela se sente constantemente uma estranha em casa, embora sua família não a trate de forma diferente e se preocupem muito com seu bem estar e seu futuro. Em determinados momentos, é meio impossível não se irritar com algumas de suas atitudes, principalmente quando tenta ser uma rebelde sem motivo, embora, no final, seja bem responsável e sensata para sua idade. Foi uma personagem das mais verossímeis do livro e olha que ele está repleto de personagens assim.

A frágil ligação que Marian e Kirby começam a construir é sempre ameaçada por suas diferenças e pelo peso do erro de Marian, que começa, aos poucos, perceber o quanto suas decisões passadas podem interferir diretamente no seu futuro, mesmo que a longo prazo. Isso se reflete em várias áreas da sua vida, mas em especial com o seu atual namorado. Também foi bem interessante ver o quanto sua criação pesou sobre suas decisões.

Essa dificuldade de relacionamento não se torna presente quando a Kirby conhece outra pessoa importante para sua vida. Os dois constroem uma relação bem próxima ao segundo contato. Sem os anseios e medos de Marian para interferir, ambos percebem suas similaridades espontaneamente e conseguem entender um ao outro com bastante facilidade. As páginas dedicadas aos dois foram as que mais me encantaram por seus diálogos inteligentes e cheios de compreensão mútua.

Focando nos sentimentos das duas, "Laços Inseparáveis" trata principalmente de família, decisões e suas consequências, e da busca ao passado e sua relação com seu presente. Um livro muito bem escrito e no qual a autora soube dosar perfeitamente a emoção e o ritmo para cada momento. Fiquei muito envolvida com o enredo e torci bastante para que Marian e Kirby conseguissem, tanto juntas quanto individualmente, encontrar o equilíbrio entre a vida que deveriam ter tido e a que elas realmente tinham. Adorei o livro e espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Sobre o livro:
Laços inseparáveis
Autora: Emily Giffin
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Páginas: 445
Booktrailer:

8 comentários:

  1. Olá Monique,

    E adorei esse livro! Sou fã da autora e já li todos lançados no Brasil ♥

    Ótima resenha!

    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thaís! Ainda não li todos da Emily, mas acho sua escrita ótima!

    Obrigada por comentar! =*

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler!!!
    Parece realmente bom. Acho que só vou me tornar mais fã da autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Vai ficar mais fã, sim! Tia Emily sabe o que faz! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ola!!!
    Amei a estória, amo um drama familiar, nossa nós leitores agradecemos quando os personagens crescem durante a leitura, pude perceber que aconteceu com a Kirby, ponto muito positivo da estória conforme sua resenha. Ainda não li nada da Giffin(que vergonha!! rsrsrs)é um bom livro pra começar.
    Bjos!!!
    Amei a resenha, vejo que o livro lhe agradou muito!!!

    ResponderExcluir
  6. Quase que eu escrevo uma redação, né Dany? rsrsrs Mas o livro relamente me agradou muito! leia algo da Emily logo tá? Tenho certeza que você vai adorar. Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Estou com o livro aqui pra ler, só não sei quando conseguirei fazer isso. Gosto da escrita da Emily e espero gostar também dessa leitura!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Espero que goste, Kel! Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir