terça-feira, 6 de agosto de 2013

RESENHA: Cidade das almas perdidas (Os instrumentos mortais #5)

Monique Melo

"Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?"

Cassandra Clare, tenha piedade de nós! Como meu coração vai aguentar tantas emoções assim? Não adianta achar que sabe o caminho que a autora vai dar ao seu enredo, pois quase sempre ela te surpreende, o que é ótimo! Em cidade das almas perdidas isso não é uma exceção.

Se eu gostava do Simon desde Cidade dos Ossos, imagina o quanto minha afeição aumentou depois de "Cidade dos anjos caídos" e "cidade das almas perdidas"? É, com toda certeza, o que mais evoluiu na série. A amizade dele com a Clary fica cada vez mais forte e é visível a importância que um tem para o outro. Suas decisões estão mais maduras e seus motivos muito mais verossímeis. Sem falar que adoro o jeitinho nerd dos dois!

A autora conseguiu que o vilão da vez me fizesse ter pena dele em vários momentos, mesmo que na maioria das vezes, a minha vontade era arrebentar com a cara desse indivíduo. Muito do que ele fala é verdade, mas seus objetivos são tão mesquinhos que eu torcia para alguém matá-lo logo.

Cassandra também trabalha bem seus personagens secundários. Engraçado que as inseguranças dos personagens definem os rumos da história. Vemos isso nas atitudes do Alec, na carência da Izzy, nos problemas familiares do Simon e na dor da Jocelyn. Clary e Jace tem seus próprios problemas, mas sempre parecem atrair as piores situações e acabam, mesmo sem querer, puxando os amigos para ajudá-los com as questões mais difíceis.

A narrativa da Cassandra sempre é boa e ela costuma evoluir a cada livro e desta vez não foi diferente. Todas as cenas e emoções foram bem escritos e inseridos nos momentos certos. Ela também constrói uma ligação entre a série "Os instrumentos mortais" com "As peças infernais" e "The dark arthifices" (ainda não lançada) através dos seus personagens e sempre ficava ligada nos sobrenomes em particular. Fiquei bem feliz quando li um certo nome que estará na terceira série.

Com um ótimo gancho para o sexto livro, que será o último da série, Cidade das almas perdidas foi ótimo e me deixou mega animada, como todo livro da Cassie. Agora é encarar a espera pelo próximo. E que venha "City of Heavenly Fire".

Sobre o livro:
Cidade das almas perdidas
Série: Os instrumentos mortais
Volume: 05
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2013
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Booktrailer: