segunda-feira, 3 de março de 2014

RESENHA: Alma? (Protetorado da Sombrinha #1)

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


Sarcasmo e humor ditam os caminhos seguidos pela protagonista e as observações da autora são sempre espirituosas.  Ela trata moda, sociedade, sexo e sexualidade de uma forma hilária e inteligente. O fato da (amada) protagonista não ter alma torna seus questionamentos e pensamentos muito práticos, mas é com maestria que a autora desenvolve seu caráter e lapida suas atitudes.

Os personagens que ela nos apresenta são bem carismáticos. Alexia é minha preferida, mas não teve um só personagem que não gostei. Mesmo aqueles que nos despertam antipatia tem sua função e se encaixa tão bem ao enredo que não tem como deixar de gostar de cada um. Eu me diverti muito com o jeito afetado de Lorde Akeldama, com a calma e sacadas inteligentes do professor Lyall, fiquei horrorizada com os chapéus da Ivy e impliquei totalmente com a mãe da Alexia.

Falar da Alexia é falar de Lorde Maccon. Os dois parecem não se suportar, mas é evidente que sentem atração mútua. Todas as vezes que os dois se reúnem é certeza que vai se desenrolar diálogos mordazes e provocativos, além de algumas atividades mais físicas, digamos. Formam um casal bem carismático e convincente com seus defeitos e situações inusitadas.

Como não conhecia a autora, fiquei agradavelmente surpresa com sua narrativa e a forma que conduz seu enredo. Os toques steampunks são bem vindos quando aliados a trama cheia de ação e reviravoltas. Embora seja resolvida neste livro a problemática apresentada, fiquei curiosa para ler o segundo volume, 'Metamorfose?" já lançado aqui no Brasil e me deliciar com a inteligência e sarcasmo da Alexia. Leiam!

Sobre o livro:
ISBN: 9788565859042
Série: Protetorado da Sombrinha
Volume: 01
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 308

2 comentários:

  1. Adorei Alma?, foi meu primeiro steampunk e morro de vontade de ler a continuação. Só preciso conciliar o tempo, pq tá brabo rsrs

    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já estou louca para ler o segundo!

    ResponderExcluir