quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

RESENHA: Eleanor & Park

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Eleanor tem uma carga dramática muito forte. Embora a autora dê leveza as suas palavras, é no medo e na convivência familiar que vemos o quanto a garota sofre. Park tem uma família mais normal, com problemas comuns e que diferem bastante da realidade de Eleanor. Eu adorei a ênfase que a autora dá a essa discrepância familiar, e como isso tem impacto sobre o relacionamento dos dois.

É uma narrativa que manda seu recado não só diretamente, mas também por meio de entrelinhas. Algumas coisas realmente me passaram despercebidas de tão "supostas" no enredo, mas fez todo o sentindo cada decisão que a autora tomou na condução de sua estória e como ela desenvolveu cada momento.

As referências nerds são o máximo. Claro que eu adoro X-men e o Batman e, apesar de não saber muito sobre, Watchmen é super reconhecido e foi muito legal mesmo ver os dois personagens conversando sobre os quadrinhos e também sobre música, com toda aquela paixão e profundidade.

Comecei cheia de expectativas, continuei a leitura sem ter grandes surpresas e do meio para o final fiquei tão empolgada que não conseguia largar o livro. É um enredo que te conquista com sutileza, te faz ter curiosidade e se sentir amigo dos protagonistas. Preciso ler mais livros da Rainbow Rowell.

Sobre o livro:
ISBN: 9788542801255
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 328
Book trailers:




Uma observação direto de 2021: Se eu soubesse tudo que sei agora, acho que não teria curtido tanto o livro... 

12 comentários:

  1. Fiquei sabendo desse livro por uma amiga que estava lendo e disse que era ótimo, até baixei o e-book e li umas três páginas, mas achei o começo bem chato e cansativo, esse livro parece que puxa mais pro drama e os probemas familiares de Eleanor mesmo e a vida de Park, mas como comecei a lê-lo quero e pretendo acabar, e sua resenha descreveu em poucas palavras exatamente como é o livro, adorei. Xx

    ResponderExcluir
  2. Esse romance parece ter uma história fofa. Estou bastante empolgada depois desta resenha. Vou ver se consigo ler. Espero gostar tanto como você gostou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O nome da autora é Rainbow mesmo? Achei lindo. Assim como a a sinopse e a resenha do livro, a maioria das resenhas que eu leio sobre essa autora falam em como ela consegue amadurecer os personagens sem que seja forçado. Relações familiares são mesmo bastante complicadas e refletem muito em um relacionamento, é preciso confiar no outro e saber equilibrar. Adoraria ler um livro dela qualquer dia. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já havia visto a capa desse livro algumas vezes porem não me chamou muito a atenção por isso ate hoje não sabia ao certo do que se tratava. Realmente ele não faz muito meu estilo porem parece ser legal, tem um historia que parecer ser bonitinha e até leria em um dia de chuva mas não seria a minha primeira opção.

    ResponderExcluir
  5. Este livro é um dos mais fofos que eu já li, já me renderam muuuitas lágrimas. Muito amor, romance, Ahhh sem palavras para descrevê-lo. Se eu tivesse que descrevê-lo, descreveria ele como: PERFEITO. <3

    ResponderExcluir
  6. Mô, eu comprei esse livro assim que lançou, meio que no desespero... Eu precisava dele por tantos detalhes incríveis.

    O que aconteceu (como você bem sabe desse meu jeito estranho de ser) é que com a expectativa/ animação/ ansiedade nas alturas, ainda não consegui pegar pra ler.
    Mas do Carnaval ele não passa. #jurojuradinho

    E ah, que resenha linda! :) Consegui captar a avalanche de sentimentos do lado de cá.

    P.S: Park, gatinho descendente de coreanos, vem pra mim! hahaha

    beijo,
    Mi
    http://inteiramentediva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece bem legal e as resenhas são quase sempre muito positivas. Quando você diz que o livro tem referências nerds fico receosa de ficar perdida na leitura já que não entendo nada "deste mundo". Adorei as citações dos Book trailers.

    ResponderExcluir
  8. Oii Monique, tudo bem?

    Eu tinha expectativas para o livro me surpreender, mas ele é tão fofo que nem acredito o que a Rainbow fez no final, mas eu chorei tanto que não consegui esquecer da história pelo resto do dia. Gostei de sua resenha flor, lindo blog <3

    Aguardo sua visita *-*

    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser ótimo, estou doida pra ler e cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  10. Mandy, vou visitar sim, tá? Desculpa a demora em responder, vida corrida! E sim, a autora sabe mexer com os sentimentos, tanto dos personagens quanto dos nossos!

    ResponderExcluir
  11. Aposto que você vai gostar!

    ResponderExcluir
  12. Além de tudo o livro tem uma capa mega linda. Fiquei apaixonada, é simples e fantástica ao mesmo tempo. O livro alterna entre os pontos de vista de Eleanor e Park, o que se torna muito divertido, e nem um pouco cansativo. A leitura é leve, e flui muito bem, apesar de ser um livro em inglês. É de um nível bem fácil

    ResponderExcluir