Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Eleanor tem uma carga dramática muito forte. Embora a autora dê leveza as suas palavras, é no medo e na convivência familiar que vemos o quanto a garota sofre. Park tem uma família mais normal, com problemas comuns e que diferem bastante da realidade de Eleanor. Eu adorei a ênfase que a autora dá a essa discrepância familiar, e como isso tem impacto sobre o relacionamento dos dois.
É uma narrativa que manda seu recado não só diretamente, mas também por meio de entrelinhas. Algumas coisas realmente me passaram despercebidas de tão "supostas" no enredo, mas fez todo o sentindo cada decisão que a autora tomou na condução de sua estória e como ela desenvolveu cada momento.
As referências nerds são o máximo. Claro que eu adoro X-men e o Batman e, apesar de não saber muito sobre, Watchmen é super reconhecido e foi muito legal mesmo ver os dois personagens conversando sobre os quadrinhos e também sobre música, com toda aquela paixão e profundidade.
Comecei cheia de expectativas, continuei a leitura sem ter grandes surpresas e do meio para o final fiquei tão empolgada que não conseguia largar o livro. É um enredo que te conquista com sutileza, te faz ter curiosidade e se sentir amigo dos protagonistas. Preciso ler mais livros da Rainbow Rowell.
Sobre o livro:
ISBN: 9788542801255
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 328
Book trailers:
Uma observação direto de 2021: Se eu soubesse tudo que sei agora, acho que não teria curtido tanto o livro...