segunda-feira, 25 de abril de 2016

Semana Especial: Simon vs. a agenda Homo Sapiens


Olá!

Vou voltar a falar de um livro que adorei: Simon vs. a agenda Homo Sapiens. A Editora Intrínseca organizou um semana dedicada ao livro que trata de temas super importantes de forma bem humorada e muito sensível. Hoje vamos nos focar nos emails que Simon, sob o codinome Jacques, troca com Blue.

Uma das coisas que mais gostei do livro são as mensagens trocadas entre Simon e Blue. Nelas podemos ver o quanto é difícil para os dois imaginar como a família e amigos aceitariam sua orientação sexual. Embora esse seja um dos focos dos emails, eles vão além: contam seus dia a dia, mesmo que sem alguns detalhes porque ambos não querem, ainda, se identificar um para o outro, suas preferências alimentares e musical... (o texto abaixo tem trechos do livro, mas não tem spoilers e não entrega nada relevante, ok?)

Nos emails percebemos o momento emocional que cada um está, como se sentem sobre sua própria vida e trocam mensagens engraçadas e, claro, algumas com teor mais paquerador.

"Jacques,
Só para você saber, não é por você ser fofo que eu acho fácil conversar com você. Na verdade, era para acontecer o contrário. Na vida real, fico mudo perto de caras fofos. Paralisado. Não consigo evitar. Mas sei que você só perguntou isso porque queria que eu chamasse você de fofo mais uma vez, então lá vai. Você é fofo, Jacques. E talvez realmente use muitas frases soltas, mas eu adoro."

Claro que não podia faltar conversas sobre hábitos alimentares saudáveis e obviamente, indispensáveis como Oreo:

"Blue,
Primeiro de tudo, é claro que Oreo se qualifica como grupo alimentar. Segundo, é o ÚNICO grupo alimentar que importa. Alguns anos atrás, minhas irmãs e eu passamos uma noite na casa de nossa tia e inventamos um lugar chamado Oreolândia, onde tudo é feito de Oreo: o rio é de milk-shake de Oreo, e você pode sentar em Oreos gigantes e descer corredeira abaixo."

Descobertas musicais e uso de camisas de banda:

"Também tenho que confessar que ando olhando com atenção redobrada para a roupa das pessoas na escola, para ver se alguém está usando uma camiseta do Elliott Smith. Sei que é um tiro no escuro. Também sei que é injusto, porque eu não devia estar tentando descobrir sua identidade se não dou nenhuma pista significante sobre a minha." 

Ou até mesmo quais foram suas pistas para entender por quem realmente se sentiam atraídos:

"Não sei muito bem como foi comigo. Foram várias coisinhas. Por exemplo, um sonho estranho que tive com Daniel Radcliffe. E a obsessão que eu tinha pelo Passion Pit no fundamental, que depois percebi que não era bem por causa da música." 

O melhor desta construção é que a autora Becky Albertalli nos mostra como Simon e Blue só são verdadeiramente eles quando trocam emails e comentam seus sentimentos e desejos, seus anseios e seus momentos felizes, mesmo que a identidade dos dois continue um mistério, assim como é importante ter sempre alguém que te entenda e escute nos momentos difíceis e alegres. São nas mensagens trocadas que eles são sinceros e buscam forças um no outro para trazer para a vida real quem realmente são. 

Se você ainda não leu Simon vs. a agenda Homo Sapiens deveria mudar isso o quanto antes! Expliquei os motivos que me fizeram amar o livro aqui.


Abraços.


Nenhum comentário: