quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

GRAPHIC NOVEL: Nimona

Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.
Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo. 
Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro. 

O grande trunfo é o desenvolvimento dos personagens. Eles são ricamente fora dos padrões esperados para uma história de heróis e nos cativam a cada página. O vilão aqui não é tão vilanesco quanto parece, o herói passa longe de ter atitudes dignas de tal título e a Nimona é a personagem que faz tudo acontecer: sejam as boas coisas ou as más. 

Nimona é misteriosa, inteligente e tem sua própria forma de pensar no certo e errado. Impossível não ficar curiosa com cada atitude dela e fiquei me perguntando com frequência o que realmente ela queria. Sua ligação com Coração-Negro é cheia de humor e ironia, mas esconde a força dos laços que os dois vão construindo. Outro ponto que me conquistou é a ênfase no relacionamento entre Ballister e Ouropelvis, suas angústias, seus rancores e medos, além da sua amizade. 

A história levanta questionamentos sobre política, o poder das informações e da mídia, e como moldar a opinião da população, mesmo que não sejam tão aprofundados quanto o caráter dos personagens. 

A arte me encantou: amei o traço, as cores utilizadas. As transformações da Nimona eram desenhadas de forma tão fluida e limpa, me passava a sensação de estar assistindo um desenho animado. O cuidado que a autora caracterizou fisicamente os personagens para reforçar a ideia equivocada dos seus caráteres, como o braço mecânico e os cabelos escuros de Ballister Coração-Negro e a perfeição de Ambrosius Ouropelvis, funciona muito bem. Adorei como o visual da Nimona sofre alterações conforme a história avança.

Não vou falar muito porque a graphic novel não é grande e quero que vocês tenham algumas surpresas durante a leitura, mas eu realmente gostei da mistura de magia e ciência numa época medieval, o que reforça a veia steampunk do enredo. O trabalho gráfico ficou lindo, a capa e material utilizados só deixam tudo mais atraente. Com certeza vou querer outras obras da Noelle Stevenson.

Sobre a graphic novel:
ISBN: 9788580579024 
Autora: Noelle Stevenson 
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 272


Nenhum comentário: