terça-feira, 17 de janeiro de 2017

MANGÁ - Primeiro volume: Saintia Shô


Sinopse oficial: Às vésperas do início da Guerra Galáctica, a batalha entre os Cavaleiros de Bronze pela Sagrada Armadura de Ouro de Sagitário idealizada por Mitsumasa Kido, as cortinas de uma nova guerra se abrem!

Em segredo, Éris, a Deusa da Discórdia, prepara-se para atacar o Santuário enquanto os olhos do mundo se voltam para o torneio que fará o universo tremer. Apenas um grupo de guerreiras dotadas de grande poder e idêntica coragem poderá impedir que as Forças do Mal se apoderem da Terra.


Entra em cena uma ordem composta somente por mulheres até então desconhecida dentre os Cavaleiros de Athena. Tidas como lendas até mesmo no Santuário, as “Saintias” (“Cavaleiras”, numa tradução literal) formam a guarda pessoal de Athena.

Diferentemente das Amazonas (ou Mulheres-Cavaleiro), as heroínas não usam máscara. No entanto, assim como os Cavaleiros, são protegidas por armaduras que representam suas constelações.

Quando Éris surge para tomar o mundo, será a Saintia chamada Shoko quem terá de elevar seu cosmo ao infinito para defender a deusa guardiã da paz da fulminante investida da divindade maléfica contra o Santuário. Inimiga mortal de Athena desde tempos mitológicos, a Deusa da Discórdia ataca com suas leais Dríades.

Em meio a novos e intensos combates entre as Saintias e as comandadas pela Deusa da Discórdia, velhos conhecidos também darão as caras no novo mangá. É o caso dos Cavaleiros de Ouro e do próprio Seiya de Pégasus e muitos outros. Fonte: site JBC

A mangaká:  Chimaki Kuori

Demografia: Shounen

Saori

Comentários: Comecei o mangá sem saber muito sobre a obra, então cada página foi uma descoberta diferente. Gostei que a história parece que vai se desenrolar paralelamente a história original dos cavaleiros. Mas o que mais me interessou foi ver finalmente o protagonismo feminino no universo dos cavaleiros. A Saori sempre foi importante e determinante, mas constantemente personagem que tinha que ser salva, protegida.

Athena/ Saori

Personagem que mais gostei: Sendo meio clichê, o personagem que mais gostei foi realmente a Saori. Ela começou a história muito determinada e centrada, simpatizei logo com ela, ao contrário de quando assisti o animê original.

Shoko

Personagem que menos gostei: Está virando tradição não conseguir definir quem não gostei no primeiro volume.

Personagem que provavelmente vai surpreender: Não fiquei exatamente animada com nenhum personagem, acho mesmo que a Saori é quem vai ser bem mais do que vemos na saga original dos cavaleiros. Pelo menos ela me passou bem mais serenidade e sabedoria nessa história. Se bem que Shoko pode se mostrar uma personagem bem mais consistente do que agora.

Athena e Shoko

Arte: Gostei demais do traço. É muito bonito, mas de uma forma diferente da que vemos em The Lost Canvas, até porque, no geral, é um desenho mais limpo, embora seja detalhado. Outra coisa que me agradou é que dá para distinguir os personagens muito bem. Pode parecer um comentário bobo, mas existe muito mangaká que não consegue isso. Uma coisa que não muda é que a protagonista se assemelha ao Seiya, coisa que me parece recorrente em quase todos os mangás dos cavaleiros. As páginas coloridas tem ilustrações belíssimas.

Shoko

Expectativa: Fiquei animada, mas ao mesmo tempo tenho receio de que o mangá não consiga trilhar sua própria história por conta das ligações com o enredo original. Percebi lendo Lost Canvas que muitos acontecimentos se assemelham a história original e estou na torcida que não seja o caso de Saintia Shô.

Informações sobre:
Mangá: Saintia Shô
Mangaká:  Chimaki Kuori
Original: Masami Kurumada
Editora: JBC
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Volumes: 8 - em andamento no Japão
Valor: R$ 15,90
Formato: 13,50x20,50cm
Páginas: cerca de 190
Periodicidade: Bimestral
Classificação etária: 14 anos

Nenhum comentário: