quinta-feira, 17 de maio de 2018

RESENHA: Pule, Kim Joo So

O que você faria se precisasse escapar da sua própria vida? Um história inspirada em dramas coreanos
Marina vive em Curitiba, atormentada pelas agressões do ex-namorado. So vive em Seul, preso a uma culpa da qual não consegue se livrar. Em mundos tão distantes, mas carregando dores parecidas, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que eles finalmente tomem o controle da própria vida, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram. Pule, Kim Joo So é uma história ágil e original, que vai surpreender e divertir da primeira à última linha.

Sou fã demais de séries coreanas. Na verdade, só assisto séries asiáticas tem alguns anos (minha única exceção é Arquivo X), até faço lista das que mais gostei no Sopa Primordial, e quando um livro tem a premissa tão intimamente ligada a um assunto que gosto tanto, eu tinha que conferir. E o começo foi bem promissor.

As referências estão por toda parte: desde as frases de drama na abertura de cada capítulo (quem ficou animada em ter "Doctor romantic", "My love from another star", "Strong Woman Do Bong Soon", "It's ok, that's love", "Moon lovers" entre as citações? Eu, claro.), nas cenas típicas do dramas como os beijos que quase acontecem e até nomes como Lee Tan e Eun Sang (nomes dos personagens principais do drama "Heirs"), além de expressões recorrentes dos diálogos e locais como o Rio Han. É claro que a Gaby tem conhecimento também sobre kpop. Uma cena inclusive creio ser baseada em um aniversário de um integrante do BTS. Outra personagem tem nome de uma integrante da girl group Red Velvet, entre outros. Se você acompanha a cultura coreana, vai se sentir bem familiarizado. 

Para quem assiste muitos dramas coreanos como eu, fica claro até a maneira de desenvolver o enredo, já que eles focam mais nos sentimentos que gostariam de passar do que tornar crível cada passo que seus personagens dão. Então, em vários pontos da história, fui capaz de deixar de lado a falta de explicação, entendendo como escolha da autora para deixar o ritmo mais acelerado e a trama mais dinâmica, porém depois me incomodou bastante que algumas situações não fossem mais detalhadas.

Fiquei sentindo falta de cenas que preparassem melhor os acontecimentos mais importantes e que dessem mais força ao enredo e seus protagonistas. Para mim ficou difícil acreditar em Lee Tan, por exemplo, já que não via nenhum motivo que despertasse seus sentimentos na intensidade descrita pela autora.

O livro tem assuntos importantes sendo abordados, como agressão, relacionamento abusivo, depressão... Sempre fico grata quando os autores tocam nesses assuntos, acho muito necessário, só que aconteceu o mesmo: não vi profundidade, mesmo quando sentia a angústia dos personagens.

Eu sei que minha expectativa alta prejudicou bastante minha impressão, talvez se tivesse tentando ir com mais calma, teria curtido bem mais. Porém gostar do assunto e torcer por So e Marina, não foi o suficiente para me fazer aproveitar a leitura, mesmo sendo rápida, e com boas surpresas. Ainda quero ler algo da Gaby em outra oportunidade e espero gostar mais do que "Pule, Kim Joo Soo".

Sobre o livro:
ISBN: 9788576866466
Autora: Gaby Brandalise
Editora: Verus
Ano: 2017
Páginas: 208

Nenhum comentário: