quinta-feira, 15 de novembro de 2018

RESENHA: Perigo: Garotas Unidas!

Já tiraram seus vestidos pretos e delineadores do armário? Com histórias de amizade e feminismo, as escritoras Babi Dewet, Dayse Dantas, Iris Figueiredo e Sofia Soter trazem garotas e mulheres reais e universos místicos e emocionantes para bruxa nenhuma botar defeito! “Perigo: Garotas Unidas!” é a terceira coletânea da Página 7.
Não tem nada mais mágico do que a companhia de uma amiga, né? Por isso, Babi Dewet nos leva ao show secreto da banda feminina Stacy, com quatro integrantes que são poderosas e carinhosas – embora elas não gostem de admitir. De volta à cidade natal, as garotas terão que se unir para mostrar mais uma vez ao mundo do que elas são capazes e o quanto são mulheres incríveis. Sofia Soter traz a história de três amigas que, após algumas mortes acontecerem pela escola, precisarão se unir mais do que nunca não só por uma questão de amizade e, sim, de sobrevivência. Com um parque de diversões como cenário, Iris Figueiredo narra a aventura de uma garota que, ao entrar na mansão mal-assombrada com praticamente um fantasma de seu passado, verá parcerias inesperadas serem formadas e lidará com lembranças de um passeio de roda-gigante muito especial. Com um toque místico, Dayse Dantas nos mostra a relação de três irmãs druidas em treinamento que enfrentarão a represália do Conselho por um acidente ocorrido em uma festa de Halloween. Não se esqueça do seu chapéu, do gato preto e da luz da lua, e venha conhecer esta nova coletânea de dia das bruxas! 

Nunca tinha lido nada de nenhuma das autoras.Bem, li um pouco de um dos livros da Babi e parei por algum motivo que não me recordo agora, porém tenho planos de retornar a leitura, então achei que este livro de contos foi uma boa forma de conhecer as autoras.

"O show secreto" foi bem divertido, nada assustador, embora tenha um momento dele que eu pensei que sim, ia acontecer algo terrível. É bem o estilo da Babi Dewet - para quem a acompanha a carreira dela vai entender bem o que quero dizer - ter sempre algo relacionado a música em suas histórias e, dessa vez, ela revisita a história de seu livro de estreia, "Sábado à noite". A Stacy é a versão feminina da Scotty, e curti muito o fato da Babi reunir muito da cultura pop no seu conto, ter cunho feminista e ainda tratar de empatia. E o que foi aquela cutucada sobre política? Adorei!

Já Sofia Soter vai para o lado terrível de um dia das bruxas no seu conto "Festa infernal". Ela conseguiu me deixar tensa a maior parte do conto, tentando decifrar o que de estranho estava acontecendo com aqueles adolescentes, além de tratar de bullying, orientação sexual e amizade. Foi com certeza o conto mais pesado, e abrir as partes dele com trechos de notícia de jornal só me fez ficar mais tensa. Se a intenção era assustar, conseguiu.

"Roda-gigante" da Iris Figueiredo é um conto sobre passado, nostalgia e aceitação. Foi delicado sem deixar de dizer coisas necessárias, além de passar uma mensagem positiva. Acho que muitas adolescentes já passaram pelas mesmas dúvidas da Rebeca e precisaram de um pouco de coragem para tentar se conhecer melhor. Gostei bastante de como a autora desenvolveu seu conto.

"Três druidas" foi o mais engraçado e sarcástico. Claro que a autora Dayse Dantas inseriu sim assuntos sérios como o fanatismo religioso e a falta de respeito pelas diferenças, porém as irmãs Juliana e Isis são espertas e bem humoradas, de forma que me via rindo dos seus comentários enquanto nos contavam os acontecimentos. O conto, de tão gostosinho, acaba bem rápido e deixou gostinho de quero mais.

Eu gostei bastante do livro, a Página 7 teve uma ideia maravilhosa ao reunir suas autoras para contar histórias sobre garotas de diferentes personalidades, mas que tem em comum a força e coragem de seguir em frente. É sempre importante tocar em assuntos como gênero, empatia, segundas chances e união e se com isso conhecemos mais das nossas autoras nacionais, acho mais que válido.

Sobre o livro:
ISBN: B07JZG7VXY 
Autoras: Babi Dewet, Sofia Soter, Iris Figueiredo, Dayse Dantas
Editora: Agência Página 7
Ano: 2018
Páginas: 200

Nenhum comentário: