quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

RESENHA: A Fúria dos Reis

ATENÇÃO: Essa resenha pode conter leves spoilers se você não leu o primeiro livro. Prossiga com cuidado.

SINOPSE: "Um cometa vermelho como o sangue cruza o céu ameaçadoramente. E o caos reina em Winterfell. Dragões ameaçam os Sete Reinos, e clãs se dividem em busca de poder. Um princesa se disfarça como órfã, e a magia tenta impedir a força das espadas. Uma terra onde irmão luta contra irmão, e a morte caminha na noite fria. Em A Fúria dos Reis nada é o que parece ser, e inocência é uma palavra que não existe. Quando os reis estão em guerra, a terra toda treme!"

Eu com certeza estou me apaixonando por esta série.


Depois dos acontecimentos do primeiro livro - e da primeira temporada do seriado - as coisas em Westeros estão muito tensas. A morte do rei Robert deixou-os com quatro reis que desejam o trono de ferro: Rei Robb, filho do falecido lorde Eddard Stark; os irmãos de Robert, Renly e Stannis, que são inimigos e desejam o trono do irmão; e Joffrey, que as pessoas acreditam ser o rei legítimo, mas não é filho de Robert. Além desses quatro, Daenerys Targaryen - conhecida como "A Mãe dos Dragões" e que possui o poder de não ser queimada pelo fogo - também deseja o trono (afinal, ela é a filha do rei anterior, que foi morto por Jaime Lannister, e teve o trono usurpado por Robert). Não bastando essa poderosa - e linda e inteligente e... tá, parei de tietagem - mulher, Theon Greyjoy, antigo "protegido" do Lorde Stark, também começa a mostrar ambição pelo poder.

Enquanto estes lutam pelo poder, a figura sinistra da Mulher Vermelha controla o lorde Stannis através da religião e o anão Tyrion Lannister se desdobra para manipular a sua irmã, a rainha regente Cersei e o filho dela, Joffrey, cujo reinado vai de mal a pior. Tentando salvar a honra da família enquanto protege a mulher amada, Tyrion começa a revelar quem ele realmente é.

Arya, filha de Eddard, está fugindo para Winterfell desde o falecimento do pai, mas as coisas não se mostram fáceis para essa pobre menina. Ela logo se vê sozinha e, apesar de ninguém saber quem ela é, encontra responsabilidade em seus ombros e perigo às suas costas. Enquanto isso, Jon Snow, na Muralha, descobre que ser leal às vezes exige sacrificar a sua lealdade... complexo, não?

Mas a trama é tão bem escrita que é difícil parar. A forma como Martin a desenvolve às vezes tira o fôlego deste escritor principiante que vos fala. Em alguns momentos, eu achava ruim a forma como ele separa a narrativa de certos personagens - porque algumas são espaçadas mesmo, e não tem jeito. Por exemplo, há um capítulo narrado por Catelyn Stark que termina de modo muito tenso, e ela não volta a narrar nesse livro. Mas depois eu entendi que, ao criar vários pontos de tensão que nos deixam curiosos, ele consegue manter a narrativa sempre interessante. E é assim - além de tendo muita história pra contar - que ele mantém seus livros enormes sem nunca deixá-los cansativos. E como eu já disse na resenha do primeiro livro, muitos autores de literatura épica não conseguem fazer isso.
As Crônicas de Gelo e Fogo traz em seus livros personagens de uma complexidade jamais vista, capazes de fazer você odiá-los ou amá-los em poucas páginas. Acredito que a obra de George R. R. Martin transcendeu limites lendários e mostrou-nos que ainda hoje os livros podem se tornar obras de arte cuidadosamente produzidas. Igor Pereira, na contra-capa do livro.

Isso é verdade. Não tem como você dizer que "um personagem é bom" ou "um personagem é mal". Todos têm seus interesses e correm atrás deles. E Martin dá uma oportunidade para entendermos isso. Você nem semre vai continuar amando/odiando um personagem por muito tempo. Eu, por exemplo, achava Tyrion ridículo. Depois desse livro, comecei a me perguntar se ele não é um dos melhores personagens de todos.

A simbologia continua firme e forte nos livros; agora, parece que a conexão dos Stark com os lobos de seu estandarte está explicada, e Daenerys se vê cercada pelo número 3. E, em certo ponto, a Mulher Vermelha levanta uma questão filosófica sobre luz e sombras que se encaixa em praticamente todos os aspectos da vida, principalmente da vida dos personagens de Martin.

E nem vou falar dos dragões, porque disse que ia parar de tietar sobre a Daenerys. XD

"A Fúria dos Reis" é um livro que eu acho que todas as pessoas deveriam ler. Será um prazer para quem gosta de épicos e "converterá" quem não gosta. Se bem que é meio impossível uma pessoa ler o primeiro e não querer ler o segundo. Eu já estou doido querendo o terceiro" Quero até ver como vou fazer para ler os livros dessa série quando minhas aulas voltarem. Mas darei o meu jeito. Eles valem o sacrifício. Com certeza valem.


Sobre o livro
Título: As Crônicas de Gelo e Fogo - A Fúria dos Reis
Autor: George R.R. Martin
Editora: LeYa
Nº de páginas: 653

P.S.: Não deixem de conferir o apêndice em todos os livros!

4 comentários:

  1. Gui, assim você me faz largar a minha imensa lista de leitura para começar a ler a série! Você sempre fica empolgado, né? Adorei saber que os personagens não são extamente bons nem ruins...
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão, Monique! Eu acho digno ler sim, eu mesmo vou passar essa série na frente de tudo sempre XD

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu tbm estou apaixonada pela série, eu estou apenas no primeiro livro e ja estou apaixonada... amo a Arya, o John e o Bran.....
    Daenarys pra mim é mais interessante na série de tv do que no livro!
    Muito bom, não vejo a hora de terminar para continuar com os outros. \o

    ResponderExcluir
  4. Kézia, ah, acho a Dany tão linda e ungida no livro também! Mesmo porque no livro ela é mais sofrida, porque tem apenas 13 anos. Mas sim, no seriaod ela é mais impactante um pouco :p

    ResponderExcluir