O dia em que ‘A Fábrica’ internacionalizou e foi conferir de perto a autora que mora nos corações (agora não mais ) órfãos de séries literárias fodásticas.
Já não é mais novidade. A Fábrica Diversão e Arte, de nacionalidade brasileiríssima – com membros residentes em Minas Gerais e Pernambuco – agora é multinacional, já que parte de sua equipe está além-mar, nas verdes terras da Irlanda.
Mas, superando essa parte, para evitar a depressão, vamos falar de coisa boa – e não é de Tek Pix. Uma vantagem interessante do velho continente é ser o lugarzinho do mundo onde, além de todos os EUA, e especialmente Elizabethtown, as coisas acontecem (quem sacou a referência ergue a mãozinha nos comentários, oi!) E, no caso, o que aconteceu foi um super evento literário da série “Mortal Instruments” (Instrumentos Mortais) na livraria Foyles, situada no descolado bairro Soho, em Londres.
Mas não foi um evento simplesmente. Houve sim, MUITOS brindes, doces e travessuras (foi perto do Halloween). Mas a atração principal do evento – que, inclusive nos fez organizar toda uma viagem a Londres em torno do fato - foi, veja bem, uma tarde de bate papo e autógrafos com a presença da lovelly Cassandra Clare. E ela é sim, tudo aquilo que todo mundo fala dela, e mais!
A diversão já começou na fila de entrada, quando conhecemos fãs inglesas da série que vieram de lonjuras de todo o país para conhecer a autora (identificação com pessoas do Brasil much? ^^). Inclusive, uma garota super simpática e altruísta, munida de cupcakes que ela havia prometido para a Cassie(!) e que ela gentilmente partilhou com as pessoas famintas que estavam ali desde 13:00 esperando o evento marcado para 15:00 – eu, oi.
Quando Cassandra chegou... Recepção e entrada de rock star e postura de cool next-door neighbour (sabe aquela vizinha que você sabe que pode falar de Harry Potter, Crepúsculo e similares e ela VAI te entender? Pois é...) Super simpática, sorridente e brincalhona, Cassandra fez piadas, foi querida até não poder mais. Na sequencia, rolou uma sessão de perguntas e respostas com os fãs que giraram, principalmente, em torno da trama e dos personagens da série “The Infernal Devices” – uma prequel para “Instrumentos Mortais”, cujo segundo livro “Clockwork Prince” foi indicado pela Teen Reads como um dos melhores do ano de 2011 – e coisas que ainda estão por vir na trama de “The Mortal Instruments”.
O sotaque dos ingleses, a rapidez na fala da mediadora (Sarah Rees Brennan – autora recomendadíssima, natural de Dublin, vejam só!) nos impediu de compreender 100% da conversa. Mas entendemos mais que o suficiente; para evitar spoilers, vou dizer que as perguntas e teorias da conspiração giraram em torno de Simon, Magnus, Will Herondale, Tessa e Sebastian/Jonathan – destaque para uma Sarah super fanzoca defendendo apaixonadamente este último com unhas, dentes e argumentos NADA racionais xD.
Depois do bate papo, achamos que iríamos direto para os autógrafos, mas que nada! Nos deram doces e guloseimas halloweenísticas e, quase caímos pra trás, nos deram livros for FREE (sim, LIVROS, no plural). E, como cereja do bolo, esperamos para retirar um PACOTAÇO com trocentas coisas que dona Nina mega sortuda ganhou - o que nos atrasou para a fila de autógrafo (dizer que ficamos na lanterna é eufemismo, já que depois da gente, só mesmo os retardatários que chegaram de gaiato).
Resultado: ficamos um século e dois dias por lá, mas a galerinha bacana local nos fez compensar a espera, a fome e a canseira. Pessoas com sotaque de mini-série da BBC, bacanas, divertidas e conversadeiras; concluímos que esse pessoal que gosta de YA é legal em qualquer parte do mundo – por sorte só tivemos contato com gente fina, elegante, sincera (ou não xD). Os trolls estavam assombrando a Ponte do Londres no dia, acho eu...
Foi um dia e experiência para lembrar. Como vocês bem podem notar na foto abaixo:
Vale dizer que “Anjo Mecânico”, primeiro livro da série “The Infernal Devices” sai no Brasil em Maio pela editora Galera Record. Em terras tupiniquins a série foi denominada “As Peças Infernais”.
Já “City of Lost Souls”, quinto livro da Série “The Mortal Instruments”, que será lançado somente em 8 de Maio de 2012 nos EUA, ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.