
Monique Melo
Laurel tem estranhos hábitos alimentares e sempre consegue se adaptar a temperatura da mais alta a mais baixa. Isso no geral não lhe causa nenhum problema, mas quando ela detecta um caroço crescendo em suas costas, começa a descobrir muito da sua origem com a ajuda de David, seu amigo de escola. Além estranho caroço, alguns acontecimentos mudam a rotina de Laurel e a levam a descobertas sobre um mundo que ela não imaginava existir. Um mundo cheio de novidades e perigos que Laurel vai ter que enfrentar.
“- Então, use o que quiser. Se suas roupas são o bastante para afastar possíveis amigos, então é porque não são o tipo de amigos que você quer ter.” – Página 13
Creio que nunca li nenhum livro onde as fadas fossem protagonistas, então fiquei com uma certa expectativa sobre o enredo. No geral, ele não me decepcionou. A forma que a Laurel descobre sua origem foi bem criativa e me deixou curiosa para saber o que ia acontecer quando ela finalmente entendesse porque era tão diferente. A ligação entre sua origem e a natureza foi bem explicada e era fácil imaginar as situações que a autora descrevia.
No entanto, achei que o livro se desenvolve muito rápido. Muitos acontecimentos mereciam um pouco mais de explicação ou até mesmo uma maior interação dos personagens. Alguns momentos eram bem previsíveis o que comprometeu um pouco o enredo.
“Aquela sensação aguda de desejar uma pessoa sem ao menos conhecê-la – nunca se sentira daquela maneira. Com ninguém. Era excitante e arrebatador, mas também assustava um pouco.” – Página 92.
Outro ponto que me incomodou foi o fato da autora criar um triângulo amoroso meio forçado já que a Laurel não conhece nenhum dos dois rapazes o suficiente para despertar um amor tão forte e ficar divida entre eles. O aparecimento de Tamani e o passado em comum com Laurel são bem inseridos, mas não me fez acreditar num relacionamento entre eles.
Mesmo não gostando dos pontos que citei acima, achei que o livro é uma boa indicação principalmente para quem é mais jovem ou para quem se apega menos aos detalhes, afinal a narrativa é leve e flui bem. Com certeza vou ler a continuação, esperando que a Aprilynne Pike tenha desenvolvido melhor sua estória.
Sobre o livro:
Asas
Série: Fadas
Volume: 01
Autora: Aprilynne Pike
Ano: 2011
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 294