sexta-feira, 23 de março de 2012

RESENHA: Jogos Vorazes - O Filme

Uau, Jogos Vorazes!

O filme foi, com certeza, muito impactante! Daqueles que você assiste sem conseguir tirar os olhos da tela.

Tudo começa com a escolha do elenco, que eu, pelo menos, achei excelente (e não falo isso só porque dois dos meus atores favoritos estão nele - as escolhas são ótimas mesmo). Atuações realmente boas, principalmente os mais novos (Willow Shields, que interpreta a Prim, e Amandla Stenberg, que interpreta a Rue, dão um show!). Aí continua com o figurino espetacular (os figurinistas certamente sofreram para criar roupas para os tributos, para as pessoas dos distriotos e para as pessoas da Capital) e um jogo de cores interessante - como a ausência de cor nos distritos 11 e 12 para evocar a idéia da sobrevida triste que eles levam, e o excesso de cores combinado com formatos nada convencionas que evocam uma atmosfera surreal para a vida na Capital.


Não bastando isso, o roteiro segue o enredo do livro com bastante fidelidade, e quem já leu sabe como o livro é bom. Há poucas pausas na tensão, mantendo o telespectador sempre interessado e ansioso pelo que está por vir. Não há tempo e nem espaço para que o filme se torne monótono e tedioso.

Entretanto, acho que seguraram a mão nos efeitos especiais. As chamas muitas vezes pareciam incrivelmente artificiais, assim como as teleguiadas. E duas alterações no enredo me incomodaram (cuidado, spoilers):
*Katniss acha o seu broche do tordo no Prego, e o ganha meio que só porque não tem muito valor (em troca de uma ave bem pequena que já tinha rendido uma troca por uma coisa que eu nem vi o que era);
*Peeta até fere a perna na Arena durante os jogos, mas o remédio que Haymitch consegue para Katniss o cura da noite para o dia e sua perna não precisa ser amputada.

Mesmo que isso ainda me incomode um pouco - ou melhor, um tantinho - acho que não estraga a genialidade da história. A adaptação foi bem feita, e confio que isso não vá atrapalhar o roteiro.

No total, acho que uma nota 9 em 10 está ótima para avaliar o filme. Com certeza valeu a espera (Que no meu caso, pelo menos, foi longa) e eu já estou doido para ver Em Chamas levado às telas.

Enquanto isso, é só ver de novo, de novo e mais uma vez. Filme bom é isso aí - satisfaz a ansiedade e a faz crescer ao mesmo tempo. Com certeza, o melhor filme que eu vi esse ano até agora.


Sobre o filme:
Título no Brasil: Jogos Vorazes
Título Original: Hunger Games
País de Origem: EUA
Tempo de Duração: 142 minutos
Ano de Lançamento: 2012