sexta-feira, 23 de março de 2012

RESENHA: Jogos Vorazes - O Filme

Uau, Jogos Vorazes!

O filme foi, com certeza, muito impactante! Daqueles que você assiste sem conseguir tirar os olhos da tela.

Tudo começa com a escolha do elenco, que eu, pelo menos, achei excelente (e não falo isso só porque dois dos meus atores favoritos estão nele - as escolhas são ótimas mesmo). Atuações realmente boas, principalmente os mais novos (Willow Shields, que interpreta a Prim, e Amandla Stenberg, que interpreta a Rue, dão um show!). Aí continua com o figurino espetacular (os figurinistas certamente sofreram para criar roupas para os tributos, para as pessoas dos distriotos e para as pessoas da Capital) e um jogo de cores interessante - como a ausência de cor nos distritos 11 e 12 para evocar a idéia da sobrevida triste que eles levam, e o excesso de cores combinado com formatos nada convencionas que evocam uma atmosfera surreal para a vida na Capital.


Não bastando isso, o roteiro segue o enredo do livro com bastante fidelidade, e quem já leu sabe como o livro é bom. Há poucas pausas na tensão, mantendo o telespectador sempre interessado e ansioso pelo que está por vir. Não há tempo e nem espaço para que o filme se torne monótono e tedioso.

Entretanto, acho que seguraram a mão nos efeitos especiais. As chamas muitas vezes pareciam incrivelmente artificiais, assim como as teleguiadas. E duas alterações no enredo me incomodaram (cuidado, spoilers):
*Katniss acha o seu broche do tordo no Prego, e o ganha meio que só porque não tem muito valor (em troca de uma ave bem pequena que já tinha rendido uma troca por uma coisa que eu nem vi o que era);
*Peeta até fere a perna na Arena durante os jogos, mas o remédio que Haymitch consegue para Katniss o cura da noite para o dia e sua perna não precisa ser amputada.

Mesmo que isso ainda me incomode um pouco - ou melhor, um tantinho - acho que não estraga a genialidade da história. A adaptação foi bem feita, e confio que isso não vá atrapalhar o roteiro.

No total, acho que uma nota 9 em 10 está ótima para avaliar o filme. Com certeza valeu a espera (Que no meu caso, pelo menos, foi longa) e eu já estou doido para ver Em Chamas levado às telas.

Enquanto isso, é só ver de novo, de novo e mais uma vez. Filme bom é isso aí - satisfaz a ansiedade e a faz crescer ao mesmo tempo. Com certeza, o melhor filme que eu vi esse ano até agora.


Sobre o filme:
Título no Brasil: Jogos Vorazes
Título Original: Hunger Games
País de Origem: EUA
Tempo de Duração: 142 minutos
Ano de Lançamento: 2012

7 comentários:

  1. Eu não vo ler tudo agora pra evitar spoiler, mas TENHO que acabar de ler esse livro até a Sel chegar pra gente ir assistir!!! ai ai ai...
    Eu tô nem na página 100 do livro e tô adorando já!

    Valeu pela resenha Gui!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que uma adaptação não me deixava tão feliz *-*
    Sério, eu ADOREI o filme. Claro que teve algumas mudanças, mas mesmo assim foi bem fiel ao livro.
    Os atores mandaram muito bem, realmente os efeitos especiais n foram dos melhores. O que n devia ter acontecido já que a Capital é a Capital e n ia mostrar aquela "fogueirinha" em público haha
    mas como um todo, o filme ficou muito bom!

    abraço,
    Nicholas - Tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  3. Gui! Adorei seus comentários, mas ao contrário de vocês, as duas mudanças não me incomodaram muito. A segunda, foi a que menos me chateou porque o fato do Peeta perder a perna não altera em nada os rumos da estória, o do tordo só o fato da Katniss ter uma pessoa a menos que se importa com ela. Achei ótima a adaptação só senti falta e muito da trilha sonora... Acho que não fez juz a toda aquela propaganda!
    Bem, ficarei agora na expectativa do segundo e, como você disse, vou rever o filme algumas vezes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sou totalmente poser aqui né, mas, como captei muitos spoiler nos 3 eventos de jogos vorazes, já sabia da história inteira kkkkkkkkkk
    Chorei litros com a morte da Rue e mais ainda com a revolta do pai dela.
    As interpretações foram realmente ótimas, ainda mais das pequenas! Muito fofa a Rue perguntando pra Katniss sobre ela e o Peeta :}

    Preciso desse livro URGENTE! Submarino, por favor, tá na hora daquela mega promo camarada!!!

    :*

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu não me incomodei com as mudanças no roteiro. O filme está muito bem adaptado. Só não curti os efeitos especiais, deixaram muito a desejar.

    As interpretações estão TODAS muito boas, principalmente a Jennifer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Guilherme eu concordo tb nos efeitos especiais e no spoiller, agora como vão fazer Em chamas Peeta com as duas pernas normais? Mas no geral tenho de admitir que foi uma adaptação bem feita, mas ainda o livro como sempre é bem melhor!!
    O elenco deu show mesmo, eu chorei no cine na parte da Rue #chorona rsrs
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. super concordo com a alteração do filme em relação ao tordo... mas no mais eu achei ate bem fiel... jah aqui com em chamas para ler em breve

    ResponderExcluir