sábado, 2 de junho de 2012

RESENHA: As vantagens de ser invisível


 Monique Melo 

Charlie é um garoto sensível, que parece viver no seu próprio mundo. Expectador silencioso consegue acompanhar o crescimento dos seus amigos numa perspectiva privilegiada, própria de alguém invisível. Tudo a sua volta é assunto para suas misteriosas cartas, as quais são enviadas para alguém desconhecido. Através das palavras de Charlie, documentadas através das cartas, acompanhamos sua relação com a família, seus grandes amigos Patrick e Sam e seu dia a dia na escola, palco de grandes descobertas e de situações assustadoras.

Fiquei encantada com o livro. A forma que o autor Stephen Chbosky desenvolve os acontecimentos e mostra o amadurecimento dos personagens, em especial o Charlie, é muito verossímil e divertido de ler.

Charlie flutua entre inocência e sabedoria, e as situações que ele presencia, juntamente com suas reações, demonstram isso perfeitamente. Ele é um personagem desprovido de preconceitos, leal e que sempre prioriza sua família e amigos. 

Sua personalidade simpática e altruísta muitas vezes o atrapalha e ele se vê envolvido nas mais diversas situações. O autor utiliza isso para abordar vários assuntos atuais como sexo, drogas, abuso, sexualidade, aborto... Tudo pelo ponto de vista do Charlie, mas sem o tom de sermão e sem querer dar lição, descrito de forma sensível e esclarecedora, que demonstra bem a adolescência atual. 

Um livro de leitura rápida e agradável, cheios de ótimos personagens e com situações de drama e comédia muito boas que ganhou uma adaptação cinematográfica e vai ser estrelado por Logan Lerman (Percy Jackson e o ladrão de raios), Emma Watson (série Harry Potter) será Sam e Ezra Miller (Precisamos falar sobre Kevin) como Patrick. O roteiro é assinado pelo próprio autor. Espero que faça jus ao ótimo livro e que passe a sensação de se sentir infinito que Charlie e seus amigos tanto buscam.

Sobre o livro:
As vantagens de ser invisível
Autora: Stephen Chbosky
Ano: 2007
Editora: Rocco Jovem Leitores
Páginas: 223


Foto: Sam (Emma Watson) e Charlie (Logan Lerman)