domingo, 17 de junho de 2012

RESENHA: Glimmerglass – O encontro de dois mundos (Faeriewalker #1)


Monique Melo

Dana decide fugir da mãe alcoólatra e encontrar o pai no reino de Avalon. Ela não sabe muita coisa sobre ele, mas desde o momento de sua chegada, uma situação estranha atrás da outra  acontece e ela de torna objeto de desejo de muitas pessoas, inclusive dos 3 candidatos a cônsul de Avalo: dua tia Grace, Alistair e seu próprio pai. Sem ter noção do motivo que a torna tão especial, Dana é levada da casa de sua tia pela mal humorada Kimber e o atraente Ethan, que tentam a todo custo fazê-la ingressar no Submundo Estudantil. Disposta a encontrar o pai e obter algumas respostas, ela precisa sobreviver a diversos ataques e entender porque escolher um aliado na disputa pelo cargo de cônsul pode definir o futuro político de Avalon.

Achei a proposta deste livre bem interessante. Mesmo utilizando-se de seres mágicos, mostra bem o jogo de poder para ser cônsul de Avalon. Isso foi o que mais me atraiu: as atitudes de cada lado para convencer Dana a apoiá-los e como cada movimento ou decisão dela tinha repercussão política. O dom da Dana também é bem legal. A autora sabe dosar bem a mistura da importância da magia e da tecnologia para os cidadãos de Avalon e isso se reflete na narrativa.


Os personagens são bem construídos e a Dana não é uma protagonista chorona, e eu adorei isso! Gostei muito do Finn e de seu filho, o Keane. Kimber é outra que eu ficava ansiosa por cenas onde ela aparecia, mas não posso dizer o mesmo do seu irmão, Ethan. Vários personagens foram difíceis de definir. Ora eu os tomava como possíveis vilões, ora eu os inocentava. Creio que esse é um ótimo atrativo para o livro, pois abre várias possibilidades de desenvolvimento do enredo.

Momentos de ação e explicações são utilizados constantemente e, de minha parte, creio que o rumo da afeição da Dana poderia ser trabalhado um pouco melhor e de forma mais comedida. Achei que este livro, para um começo de série, já entrega muito o fim que vai ter neste sentido. Espero estar errada.

O desfecho do livro é muito bom e, como todo o livro, deixa vários questionamentos para os próximos volumes. Eu, claro, já estou ansiosa para lê-los.

Sobre o livro:
Glimmerglass – O encontro de dois mundos
Série: Faeriewalker
Volume: 01
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2011
Páginas: 296