terça-feira, 20 de novembro de 2012

RESENHA: Ladrão de Almas


 Fabiana Araújo 

 O doutor Luke Findley esperava ter mais um plantão calmo e tranquilo, com ocorrências típicas de cidade pequena e ou geradas pelo frio intenso da época. Porém, nada é típico em se tratando de Lanore Mcllvrae.  Lanore foi levada ao hospital por policiais locais, coberta de sangue e acusada de assassinato. Ela foi encontrada vagando na estrada, sem agasalho, e alega ter matado um homem a facadas e ter deixado o corpo na Floresta. Quando é entrevistada por Luke ela pede ajuda para fugir, diz que matou o ‘homem’ porque ele  pediu que tirasse sua vida. Teria aquela jovem problemas mentais? A ponto de acreditar que tirar uma vida seria um favor? Quem era o homem no necrotério? Qual a história de Lanore?
 Como se todas essas perguntas  já não deixassem o médico curioso o bastante, Luke ainda testemunha algo que desafia tudo o que aprendeu durante sua carreira: Lanore se corta com um bisturi e o ferimento se regenera instantes depois. Quem era aquela garota e como foi parar numa cidade pequena e isolada como St.Andrew? 


‘Ladrão de Almas’ já começou a me ganhar pela capa. Linda! (Sim, sou dessas que compra livro pela capa rsrs) Quando li a sinopse fiquei ainda mais interessada porque adoro um bom romance cheio de mistérios! Assim que recebi o livro já devorei numa sentada as primeiras 100 páginas. Alma Katsu sabe como entreter o leitor e instigá-lo a devorá-las. Alternando a narrativa entre passado e presente, a autora nos presenteia com estórias que se iniciam no início do século XIX, quando Lanore era uma adolescente.

Gostei muito da protagonista: Lanny é a típica adolescente apaixonada e confusa, que faria TUDO pelo amor de Jonathan, o garoto lindo, rico e sexy da cidade. (E o ‘mais galinha’ também). Ela tem um tipo de devoção meio anormal por ele. Embora a personagem pareça bobinha no início com o decorrer da narrativa ela vai se revelando e o leitor se vê num turbilhão de ‘COMO ASSIM?’, NÃO ACREDITO! e afins. rsrs

Com estórias envolvendo alquimia, magia, imortalidade e romance Alma Katsu conseguiu ganhar minha simpatia e já não vejo a hora de ler o segundo livro da trilogia. A obra só não ganhou a nota máxima (dei 4 estrelinhas) porque achei a parte de Adair um tanto chata e arrastada. Porém é  necessária para que a autora introduza melhor o leitor na historia.

Não recomendo o livro para menores pois há presença de cenas de sexo, violência, linguagem ‘forte’  e comportamento inadequado.


(...) Quase toda pessoa que conheceu Jonathan tentou possuí-lo. Esta era sua maldição, e a maldição de todos aqueles que o amaram. No entanto, era como estar apaixonado pelo Sol: brilhante e inebriante quando perto, mas impossível de mantê-lo só para si. De nada adiantava amá-lo e, do mesmo modo, de nada adiantava não amá-lo. pág.29



Sobre o livro:
Titulo: Ladrão de Almas
Autor: Alma Katsu
Editora: Novo Conceito
Páginas: 430

Trilogia 'The Taker'
1-The Taker (Ladrão de Almas no Brasil)
2- The Reckoning (ainda não publicado no Brasil)
3- The Descent (lançamento em 2013) 

Site oficial da autora: http://www.almakatsu.com/

Booktrailer: