terça-feira, 9 de abril de 2013

RESENHA: Esperando por Você


Fabiana Araújo

Fazemos isso todos os anos. Nós nos encontramos antes do inicio das aulas, num momento em que todas as energias de possíveis acontecimentos estão circulando a mil por hora, e fazemos um pacto sobre novos rumos que queremos dar às nossas vidas.

–Estou cansada de ficar esperando o inicio de uma vida pra valer – digo –Tipo, quando é que todas as coisas boas vão finalmente começar a acontecer?

–Agora! Este vai ser o nosso ano!

–Como você sabe?

–Só sei dizer que vai ser.

Espero mesmo que ela tenha razão. Tem um limite de tempo que uma pessoa pode agüentar antes de começar a achar que nada de estimulante vai acontecer com ela. Tipo, nunca.

–A espera terminou – insiste Sterling – Confia em mim.”


Marisa espera que algo grandioso finalmente aconteça em sua vida. E ao que tudo indica o destino reserva grandes surpresas para ela esse ano. Derek, um garoto popular da escola e o namorado dos seus sonhos, finalmente resolve olhar pra ela. Seus pais, entretanto, parecem estar passando por um momento complicado. Sua melhor amiga Sterling esta fazendo yoga e insiste em namorar um cara mais velho. Para temperar um pouquinho mais a estória temos o podcast de um DJ misterioso que parece entender todos os adolescentes do colégio. E ah, claro, temos o Nash. Ahhhhhh o Nash!!! <3

Quando iniciei a leitura não esperava muito do livro, achei que seria apenas mais um romancezinho fofo sobre o primeiro amor. Uma estória que me faria lembrar com saudades da minha adolescência. Todos os conflitos, a pressão, os amigos, as perguntas, as dúvidas e receios. Aquela época em que achamos que tudo é tão determinante e intenso sabe? Onde qualquer atitude e acontecimento assumem níveis tão importantes. Foi uma surpresa muito agradável perceber que o livro conseguiria ir muito além desse universo.

Com diálogos rápidos, personagens cativantes e capítulos pequenos Suzane Colasanti vai nos apresentando o mundo de Marisa. Uma típica adolescente que espera que tudo aconteça ‘agora’ e acredita que as músicas de John Mayer tem sempre uma explicação e uma palavra de conforto pra cada situação de sua vida. Um sonhadora. Embora Marisa seja a propagonista do livro é impossivel deixar de notar Sterling, a melhor amiga que todo mundo merecia ter. Sterling tem um humor muito peculiar, ri muito com umas tiradas dela. Ela se interessa apenas por homens 'mais' velhos e esta sempre a procura de algo para fazer.

A narrativa de Colasanti é tão dinâmica que consegue transportar o leitor para o universo dos adolescentes. Conseguimos acompanhar de perto todos os conflitos de Marisa: a descoberta do amor; a relação conflituosa com os pais e a irmã; o convívio na escola, o trabalho, o ciúme. O leitor se pega rindo dos micos, como a estória da carta. Que dó. Ou daquele personagem que achou que ia receber uma declaração e acaba descobrindo que não era o alvo do interessado. Ou, o que foi aquele encontro às escuras? Oh Deus! Esses acontecimentos colaboram muito para que o leitor consiga si identificar com algum dos personagens e isso gera uma verossimilhança muito bacana à obra, tornando-a única.

Entretanto, não se trata apenas de mais uma estória típica do universo infanto-juvenil. Colasanti aproveita para abordar com maestria e de forma simples e objetiva o distúrbio de ansiedade. Como isso afeta um adolescente, como eles reagem, o quao importante é a participação da família e dos amigos no processo.

‘Esperando por você’ é uma ótima indicação para o público juvenil que adora uma narrativa divertida, engraçada e romântica com os típicos conflitos do universo jovem. Recomendo!
Booktrailer:


Sobre o livro:
Titulo: Esperando por Você
Autor: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Número de paginas: 336

14 comentários:

  1. Interessante essa abordagem da autora, estou ansiosa pra ler esse livro, foi um dos que mais me interessei nos últimos lançamentos da editora.


    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Da forma como você coloca, parece mesmo um livro gostosinho de se ler. De mais a mais, sempre é bom a gente relembrar um período importante como a adolescência. As sensações e apuros, até mesmo pra perceber o que nossos filhos passam agora também.
    Ótima resenha Anjo.

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros adolescentes, e achei esse bem interessante, ainda mais por abordar um tema importante ao meio de toda a história bonitinha. Não lembro de ter lido nenhuma resenha sobre o livro, e a sua me despertou uma certa curiosidade. Gostei.
    Vouprocurar saber mais sobre.

    Obrigadapelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Ei mainha...

    O livro é super levinho e gostoso de ler sim. Gostei
    bastante da narrativa descontraida da autora. Obrigada pelo apoio de
    sempre sua linda. Um beijão

    ResponderExcluir
  5. Ei Claris...


    Se vc gosta de livros teens, com temas bem juvenis e estorias breves tenho certeza que iria gostar desse livro sim. A narrativa é bem descontraida, eu gostei bastante. Obrigada pelo comentario. Passei lá no seu blog pra retribuir viu? Adorei sua resenha do tio Nicholas. beijão

    ResponderExcluir
  6. Eu super gosto de livro juvenis. Bate uma saudade do que não tive... o.O haha
    Claro, adolescência todos tivemos, mas não como são retratados. Bem, ao menos a minha não. =P
    Eu tô pra ler esta história. Achei a sinopse fofa, e agora só aumentou a vontade de lê-lo.
    Beeijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  7. Ei Danny...


    O livro é super fofinho sim, qdo ler me diz o que achou. Se resenhar me manda pra ler e comentar tbem tá? Suuuuper beijo e obrigada pelo comentario :)

    ResponderExcluir
  8. Ei Kel...


    Qdo ler me diz o que achou, eu gostei bastante, acho que é bem juvenil. Obrigada pelo comantario, beijão

    ResponderExcluir
  9. ah, eu queria mto ler esse livro. Li um trechinho e gostei bastante... já conheço a escrita dela e apesar de ser pra adolescente, é bom uma leitura assim, leve, pra quando a gente quer relaxar de uma leitura mais densa...
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Já faz um tempinho que quero ler esse livro, uma história leve, fluída, que nos remete ao nosso passado de adolescente, rs... Gostei muito!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que nunca prestei atenção nesse livro, até porque comecei um livro da Susane e não curti muito, mas agora lendo sua resenha realmente ele me interessou mais, o enredo parece ser bem legal e os personagens fofos! Qro ler =)

    ResponderExcluir
  12. Sou curiosa pra ler algo da Susane Colasanti... Ainda não tive tempo ou oportunidade para isso, mas tenho a impressão que irá ser uma leitura que amarei... Eu adoro esse clima de adolescencia nos livros, e esse com certeza me instigou mais ainda... Parece ser uma leitura tranquila de se fazer e que envolve... Já sei qual meu próximo livro agr!

    ResponderExcluir
  13. eu quero muito ler esse livro... só tenho lido criticas positivas a respeito...
    ele já está na minha lista...
    adorei sua resenha...

    ResponderExcluir
  14. Você conseguiu falar tudo em relação aos livros da Susane Colasanti. São tramas aparentemente simples, clichês, mas que abordam de maneira fiel a vida dos adolescentes. Outra coisa legal foi ver que a autora, mais uma vez, conseguiu inserir um assunto um pouco mais sério, mas deu uma leveza incrível. Só posso dizer que quero ler esse também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir