sábado, 20 de abril de 2013

RESENHA: Legend


Monique Melo

“Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C, na atual República da América. Conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando uma pessoa é assassinada e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda.”

Sabe quando você lê algo e gosta tanto que não sabe explicar o motivo? É mais ou menos o que aconteceu comigo ao ler Legend. A história me conquistou de um jeito, que as páginas passaram rapidamente e me vi envolvida com cada acontecimento.

Nós já começamos o livro acompanhando a vida frenética de Day e June, cada um inserido em sua própria realidade: enquanto o primeiro vive nas ruas, constantemente fugindo da República e seu sistema opressor, a segunda é considerada um gênio e tem muitos privilégios.

A narração dos capítulos se alterna entre Day e June, então a diferença entre a vida dos dois nos é perceptível conforme o dia a dia deles é descrito. Devo confessar que a história do Day me emocionou mais, o que não diminui a minha admiração pela força da June. Ambos tem grandes qualidades, assim como defeitos, mas no momento que o caminho dos dois se cruzam, tudo muda.

Como a história deles não nos é contada linearmente, questionei várias coisas, mas conforme fui lendo, as explicações foram dadas e achei que o livro foi muito bem construído, sabendo inserir cada elemento no momento certo. A autora também se utiliza de algumas cenas onde a crueldade se sobressai e ela não conta nada além do necessário: raros são os momentos onde ela se dispõe a divagar ou por informações que não são relevantes para o entendimento do livro.

Outra coisa que me agradou muito foram as surpresas que a autora inseriu no enredo. Muitas vezes temos certeza de que o quadro apresentado descreve totalmente a verdade para, posteriormente, perceber que foi tudo de caso pensado para dar a impressão equivocada. Esse tipo de reviravolta deu ao enredo, bastante movimentado, ainda mais dinamicidade. Uma escolha bastante acertada e que funcionou perfeitamente.

Legend é uma distopia que tem muito elementos que estamos acostumados a ver, então creio que duas coisas me fizeram gostar tanto do livro: os personagens principais e a forma que a autora desenvolveu sua proposta. Gostei tanto que fui procurar pela continuação e descobri que a editora Prumo, que fez um ótimo trabalho gráfico, pretende lançá-la ainda este semestre. E lá vou eu ficar ansiosa por Prodigy.

Sobre o Livro:
Legend
Volume: 01
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo
Ano: 2012
Páginas: 256

Série:
02. Prodigy
03. Ainda não lançado

Booktrailer:



5 comentários:

  1. Ola!!!
    Monique amo esta dualidade dos personagens principais, já estou doida pra ler. Eu não sou muito fã de distopias, mas gosto muito e fiquei super empolgada com sua resenha. Adoro quando a autora não fica divagando, afinal temos tantos livros pra ler e amo escritores diretos e objetivos, uma tensão ali e aqui é legal, mas não todo instante rsrsrsrs
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Dany, o livro me conquistou. É como eu disse na resenha, procurei os motivos, mas nada parece realmente passar o real!

    ResponderExcluir
  3. Você sabe que quero ler de tanto que você falou que é bom. Não sei porque eu me lembrei da sinopse de 1Q84.


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Taí um livro que estou doida para ler: 1Q84. E sim, você lerá Legend! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Fabiiiii, eu li mesmo sabendo que era trilogia. E olha que fiquei muito animada com o enredo! Quando você ler, me conta para comentarmos! =*

    ResponderExcluir