domingo, 28 de abril de 2013

RESENHA: O Lorde Supremo


Fabiana Araújo


ATENÇÃO: Esta resenha contém  spoilers dos livros anteriores!!!

“Um ano após os acontecimentos de ‘A aprendiz’ Sonea  parece ter finalmente conquistado o respeito dos outros aprendizes e da maioria de seus professores. Porém, ela não pode si dar ao luxo de ter amigos. Não quando esse sentimento pode ser usado como uma arma contra ela. Não depois de ter visto o Lord Supremo praticando uma magia proibida pelo Clã. Não depois da segurança de Rothen, seu antigo guardião e amigo, ter sido colocada em risco.

Embora, muitas vezes, Sonea tenha desejado não ter visto o que viu na sala subterrânea do Lord Akkarin o comportamento ‘passivo’ do mago em relação a ela começa a despertar-lhe interesse e uma curiosidade genuína. Percebendo a mudança de atitude da aprendiz seu novo guardião passa a lhe contar estórias que irão lhe despertar mais perguntas.

 ‘Poderia a verdade ser tão aterrorizante quanto Akkarin afirma? Ou ele estaria tentando enganá-la para que Sonea o ajude em algum terrível esquema sombrio?’

Até onde Sonea poderá confiar nele?” *


Tão triste dar adeus a uma série que despertou minha paixão logo de início. Mas tão bom e reconfortante saber, ao finalizar o livro, que a autora correspondeu a todas as minhas expectativas. Os personagens passaram a fazer parte das minhas lembranças. Personagens esses que permanecerão comigo para sempre, no meu coração.

Confesso que está sendo bem difícil escrever essa resenha. Geralmente tenho uma certa dificuldade em passar minhas impressões para o ‘papel’ e resenhar o ultimo livro de uma série tão querida quanto a Trilogia do Mago Negro não facilita o trabalho. Mas tenho de tentar e vou ser o mais superficial possível para não estragar as surpresas do leitor, ok?

Dentre os três volumes da Trilogia esse foi o que mais me surpreendeu, as reviravoltas na narrativa não permitem que o leitor tire os olhos das páginas. A autora nos transporta para o mundo de Sonea, permitindo que o leitor vivencie, junto com a personagem, todas as situações de perigo e participe das decisões que a protagonista tem de tomar. E acredite, ela teve de lidar com muitas. As mais surpreendentes possíveis. Eu nunca ia sonhar, nessa altura da série que ela agiria de tal forma. Que fosse contra Rothen e... #parei

A narrativa continua tão apaixonante e realista que nos pegamos conversando com o livro, brigando com Sonea ou exclamando: ‘ Meu Deus, olha o que a autora esta fazendo!’ ou ‘Não, por favor, não faça isso comigo. Qualquer um, menos ele.’  Isso tudo num turbilhão de lágrimas, revolta ou risada. (Por favor, quem não riu ou vibrou horrores com aquele ‘aparecimento’ de Regin? Quase engasguei rindo com um ‘se lascou’ afinal esperávamos por algo do tipo desde o inicio de ‘A aprendiz’. Aliás, a alternativa apresentada pela autora foi melhor na minha opinião rsrs.

O bom de esperar um livro ser publicado, (é, consegui ver um lado bom nisso porque geralmente esperar é uma tortura) é que temos tempo de tentar imaginar ou prever o que poderá acontecer em seguida. Eu tive esse tempo, mas não consegui acertar nada, nem uma vírgula. Canavan estava decida a surpreender o leitor a cada capitulo. E isso é uma das melhores facetas da autora. Além de criar esse mundo mágico e cheio de mistérios, Trudi aproveita para inserir na estória novos personagens com Savara, uma informante misteriosa que cai de paraquedas na vida de Ceryni e os não menos medonhos ‘sachakanos’. Esses últimos deixam o enredo um pouco confuso à principio, mas com o avanço da leitura vamos entendendo seu papel na estória. 

Sem dúvidas a autora fechou a série com chaves de ouro, entrou para minha lista de autores favoritos.

Para os fãs a autora tem uma outra trilogia derivada desta intitulada ‘The Traitor Spy Trilogy’. Mais informações clique aqui. Não entrarei em detalhes da sinopse, pois se trata de um big spoiler do final, ok? Entrei em contato com a editora para saber se irão publicá-la no Brasil, mas ainda não retornaram com a resposta. Assim que souber de detalhes compartilho com você. 

Super recomendo

 *Sinopse baseada no primeiro capitulo do livro Lord Supremo, com trecho retirado da orelha do mesmo.

Booktrailer:



Trilogia do Mago Negro:

 2-  A Aprendiz
 3- O Lorde Supremo


Sobre o livro:
Titulo: O Lord Supremo
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 623

3 comentários:

  1. Vim ler, mas tem spoiler, então não li.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Carissa, Infelizmente tem algum spoiler dos dois primeiros livros sim. Mas obrigada pelo carinho viu? Super beijo e otima semana :)

    ResponderExcluir
  3. A série parece interessante, mas não sei porque não me animo a ler... Quem sabe depois? Como sempre, ótima resenha Fabi!

    ResponderExcluir