sábado, 17 de agosto de 2013

RESENHA: Bruxos e bruxas

Monique Melo

No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

Esta nova série apresenta vários fatores que eu curto ler num livro: magia, distopia, romance, ação... Acho ainda melhor quando esses aspectos são bem relacionados e dosados de forma que o texto fique cada vez mais interessante. Infelizmente, mesmo com todos esses ótimos elementos, Bruxos e Bruxas não conseguiu isso.

No começo, até achei que algumas coisas estavam  sem aprofundamento porque nos seriam revelados conforme a leitura avançasse, mas não foi o que aconteceu. Todos os acontecimentos são tratados rasamente e nada exposto é explicado coerentemente. A ideia que passa é a de assuntos soltos que foram unidos sem muita preocupação com o desenvolvimento. E aí reside meu maior problema com o livro: o desenvolvimento superficial dos assuntos propostos.

Whit e Wisty são personagens até agradáveis, mas não tem uma personalidade marcante nem suas atitudes vão amadurecendo com cada momento difícil. Aliás, tudo parece evoluir com bastante facilidade para os dois, em especial com a Wisty. Apesar de algumas experiências dolorosas, o descobrimento dos poderes de ambos acontece com relativa facilidade e ações que eles não conseguiam controlar numa página já eram completamente domadas na próxima e sem nenhuma explicação. O vilão não consegue convencer e tem uma cena no final que me incomodou bastante e até agora não vi sentido.

Os capítulos são curtos e eu gosto disso. A narrativa também é rápida e o livro se torna uma leitura que não te pede muito tempo para concluir. O trabalho gráfico também ficou muito legal e tenho que comentar que a divulgação que a Novo Conceito elaborou foi extremamente divertida. Adorei ficar recebendo aquelas cartas misteriosas com CD e cartaz de "procura-se".

Apesar de alguns pontos positivos, o livro realmente não me agradou e não sei se terei coragem de ler o segundo volume. Por via das dúvidas, acho que ler e tirar suas próprias conclusões é necessário. Afinal, o livro pode não ter agradado a mim em particular, mas pode ter o efeito contrário em você.


Sobre o livro:

Série: Bruxo e Bruxas
Volume: 01
Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 288
Booktrailer:



20 comentários:

  1. Eu quero ler, mas vai demorar muito para isso acontecer. Desanimei bastante com as coisas que você disse sobre o livro, além de ter visto outras resenhas negativas.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Me desanimasse um pouco, o bem muito... Mas, caso eu esteva precisando de uma história mais leve e de leitura rápida, recorrerei à esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Magia, distopia, romance e ação, tudo que eu gosto em um livro só? Preciso ler! Gostei muito da sua resenha e sinceridade, uma pena não ter funcionado com você, mas estou bem curiosa com a série, quero arrumar um tempo para ler esse livro.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - plasticodelicblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pois é, eu esperava bem mais do livro. Mas como eu disse, pode funcionar diferente para outras pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Leitura rápida, com certeza. E também é bem leve, pena que não me agradou...

    ResponderExcluir
  6. Leia, Claris. Acho que saber a opinião dos outros é importante, mas não deve ser fator definitivo para tomar a decisão de ler ou não. Vai que funciona para você?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Amei este livro, e curti muito a resenha :D

    ResponderExcluir
  8. Também tenho dificuldades em ler narrativas sem aprofundamento, tratadas de forma muito rasa. Gosto das coisas bem explicadas. Tenho curiosidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Até agora, praticamente a maioria das resenhas que leio destes livros foram bem negativas ... quando o vi pela primeira vez, senti muito interesse, pois também amo magia e distopias, mas me desanimo um pouco pelo livro sempre que leio tantos pontos negativos neles rsrs
    Acho que é melhor mesmo seguir sua dica de nós mesmo lermos e tirarmos nossas próprias conclusões, espero que me agrade! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Tô querendo muito ler o livro, pela sua resenha ele me parece interessante, só que o fato de os assuntos não serem profundos talvez sejam um problema, espero conseguir encontrar para ler, assim eu tiro minhas próprias conclusões.




    xxx

    ResponderExcluir
  11. Estou querendo muito ler e espero não ter a mesma opinião é tão chato quando agente ler um livro e não gosta.

    ResponderExcluir
  12. Li o livro e nao gostei. Ate troquei ele. minha amiga ficou curiosa e gostaria de ler, entao sendo assim vou participar por ela. Bom... o livro nao foi o que eu esperei, pensei que seria algo mais foda e é bem bobinho... a capa é perfeita, sim! mas acabei n gostando, tem coisas legais de se ler, mas muitas coisas que tipo... ''pq isso ta aqui''. mas mt gente gostou, isso é de cada um msm

    ResponderExcluir
  13. Ultimamente tenho sentido uma grande necessidade de ler, acho que seria uma ótima opção de leitura, pelo menos fugiria do comum mundo literário ao qual estou fincada.

    ResponderExcluir
  14. Também achei o trabalho de divulgação super legal. Era até natural que as expectativas fossem lá pra cima, mas foi uma pena quando essas expectativas não foram alcançadas. Gosto de livros com narrativa mais acelerada, e capítulos curtos, mas exijo, pelo menos, o mínimo de profundidade.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Mesmo a história sendo assim como você diz, eu gostei da leitura. Os personagens poderiam ter sido mais desenvolvidos e mais elaborados, mas nem tudo é como queremos. A história por enquanto pra mim é suportável. Espero que os outros livros sejam melhores. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. pois eu acabei gostando do livro por causa da leitura fluída rsrsr
    gosto de Wisty mas não simpatizei muito com o irmão dela.
    Li numa sentada, inclusive rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente. Podia melhor a narração, a história tem potencial.

    ResponderExcluir
  18. Eu morro de curiosidade desse livro, sei lá, mas tem magia chama logo a minha atenção e a minha experiência com distopias tem sido muito boa. Espero colocar as mãos na série toda em breve pra ler um atrás do outro

    ResponderExcluir
  19. Adoro James, a capa é linda e as escritas dele é incrível, adoro temas de bruxos, como também foi dito, não sei se irei gostar da série, se não me engano tem 3 livros. Espero ter a oportunidade de conhecer esta obra do James.

    thaynaquina@yahoo.com

    oslivrostemasas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Pois é, pouca gente gostou dessa série, quando veio o lançamento foi aquela divulgação que fez todo mundo querer ler o livro rapido e acabou decepcionando muita gente, eu ainda nao li nenhum, mas tenho os 3 primeiros aqui, e ainda quero poder ler a serie toda pra tirar minhas proprias conclusoes, essa série tem que ter agradado alguem né??

    ResponderExcluir