sexta-feira, 30 de agosto de 2013

RESENHA: O verão que mudou a minha vida

Monique Melo

A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...

Para começo de conversa eu adoro livros que falam de adolescentes e sua vida cotidiana. E se for no verão, acho ainda mais legal.

Jenny Han conta mais um verão na vida de Belly e podemos observar durante a leitura que este é um momento de mudanças para todos os personagens. Alguns deles acentuam seu comportamento mais recluso enquanto outros tentam vencer essa fase injetando ainda mais alegria nas suas ações. 


Os temas abordados não são inovadores e é a forma que a história nos é apresentada a responsável por nos envolver,  tanto que a leitura é muito rápida e fluida. A autora tem uma boa narrativa e trabalhar com assuntos tão comuns poderia ser um ponto contra o livro, só que ela torna cada momento da vida da Belly em memórias que ela não vai querer perder e nós, como leitores, não vamos querer deixar de acompanhar.

Personagens verossímeis não faltam e não resisti ao carisma da Susannah, a alegria do Jeremiah, o mau humor do Conrad e a insegurança da Belly, bem como as aparições dos outros personagens. Claro que tem envolvimento romântico, mas nada meloso demais e é do tipo que ficamos em dúvida se apoiamos as escolhas da protagonista ou se torcemos pelo carinha que está correndo por fora (meu voto vai para ele).

Nas últimas partes do livro, acontece coisas bem importantes que vão se refletir diretamente na vida dos personagens de uma forma irreversível. Mas estas mudanças a autora deixa para nos contar no segundo livro da série que, ainda bem, já foi lançado aqui no Brasil. Recomendo.

Sobre o livro:
O verão que mudou a minha vida
Série: Verão
Volume: 01
Autora: Jenny Han
Editora: Galera Record
Ano:2011
Páginas: 288

Série Verão:
3. We'll always have summer

2 comentários: