terça-feira, 28 de janeiro de 2014

RESENHA: Esconda-se

Fabiana Araújo

Sinopse skoob: “Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!”

Para quem adora um bom suspense policial a autora Lisa Gardner não pode faltar na estante! Quando li a sinopse desse livro fiquei tentando imaginar como esses fatos todos se encaixariam dentro de um livro de 400 paginas, e é claro que já logo tive de subir a posição do livro na minha pilha de leitura.


A primeira característica que queria ressaltar é o fato da editora não estar publicando os livros desta série na ordem correta. ‘Esconda-se’ é o segundo livro da coleção, e devido a esse detalhe, em alguns momentos o leitor pode se sentir meio perdido na narrativa. Claro que ignorando algumas respostas sobre a vida de Bobby e sua relação com D.D. Warren e o caso anterior a leitura flui muito bem. O jeito é focar no caso em questão e esperar pela publicação anterior (Alone) para satisfazer nossa curiosidade.

Em se tratando de narrativa Lisa Gardner possui um timing perfeito. A autora sabe bem como construir um cenário macabro, tenso e cheio de surpresas. A vontade que o leitor tem é de se esconder, e o relato das testemunhas só ajudam a piorar essa sensação. Isso sem mencionar as cenas dos crime e suas descrições. Me senti sufocada 'visitando aquela cova'. Socorro!

A narrativa é tão próxima do verossímil que o leitor se pega levando sustos, conversando com os personagens e supondo vilões. As pistas vão sendo dadas de forma gradativa mas não linear alternando entre passado e presente, fazendo com que cada peça ocupe o lugar certo na hora exata, o que dá um toque bem pessoal na história. Um outro fato que chamou bastante minha atenção foram as dicas de segurança que a autora nos apresenta, através de sua personagem, como por exemplo: ‘em situações de pavor as pessoas podem perder a voz então, nesse caso, faça barulho, quebre coisas’. Parece bobo agora mas eu realmente nunca me imaginei precisando pensar em algo assim. o.O

Sobre os personagens: Annabelle foi uma criança que nunca pode si dar ao luxo de ter uma vida normal, e agora, já na fase adulta nada parece ter mudado. Foi bem angustiante acompanhá-la durante os anos, vivenciando seus medo, receios, duvidas... me pequei sofrendo e torcendo muito por ela.

Uma personagem que deixou a desejar foi a D.D. quem ficou meio em segundo plano, merecia mais destaque tendo em vista que a série é 'dela', o que não aconteceu em ‘Viva para Contar’(resenha aqui). Porém, Gardner esclarece esse fato nas duas últimas paginas do livro. (Alguém além de mim também gosta de ler os agradecimentos? Rsrs). Sobre o Bobby, quero muito ler ‘Alone’ para entender melhor o personagem, que pelo visto é o foco dos dois primeiros livros, e saber mais sobre Catherine, 'personagem visita' neste livro mas que roubava a cena toda vez que dava o ar da graça. 

Enfim, eu poderia ficar tecendo elogios o resto do dia mas não quero correr o risco de estragar a leitura de vocês então... LEIAM!E ah,fuçando na net acabei descobrindo que esse livro foi adaptado para a TV pela TNT. Fiquei louca tentando achar o filme mas ainda não consegui, então, vou deixar o trailer para os curiosos de plantão HAHAHA

Trailer:


Sobre o livro:
Título: Esconda-se
Autor: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Páginas:400

A série:
1-Alone
2- Esconda-se
3-The Neighbor
5- Sangue na Neve
The 7th Month (novella)
6-Catch me
7-Fear Nothing

Leia um trecho do livro aqui:

Visite o site oficial da autora: lisagardner.com
 

3 comentários:

  1. Adoro um livro com suspense, Nada como um bom suspense pra sacodir a poeira e instigar a mente da gente.
    Gosto muito da ideia de umA detetive investigando.
    Só não consigo entender qual a lógica da editora não publicar na ordem certa. (nem quero imaginar se tivessem feito isso com HP ou IAN). Acho uma falta de respeito
    Ótima resenha anjo.

    ResponderExcluir
  2. Oiee Sis... Nossa o livro parece ser show, pelo menos foi o que sua resenha me passou, adoro esse temática.Não sei porque mas lembrei da Diva Eve... O.o
    Parabéns sua linda, amei a resenha!
    Bjus
    Ju - Surtos Da Juleka

    ResponderExcluir
  3. Olá! :)
    Este livro está na minha lista a algum tempo mas ainda não sabia que tinha outro volume antes, que pena que ainda não foi publicado pela aditora, acho que deveriam seguir a ordem rsrs
    Eu adoro suspense policial e o enredo deste livro é bem interessante mesmo, também não sabia que tinha adaptação :)

    ResponderExcluir