quarta-feira, 19 de novembro de 2014

RESENHA: O sangue do Olimpo (Os heróis do Olimpo #5)

Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. A Atenas Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.

Vamos para mais uma resenha sobre livros do Rick Riordan? O autor escolhe dois caminhos para nos contar sobre esta última aventura: três semideuses que estão a bordo do Argo II e dois que, até então, não tinham seu ponto de vista explorado pelo autor e são responsáveis por nos mostrar a segunda linha de ação. Foi uma escolha bastante acertada, pois ter o olhar de Reyna e Nico sobre essa aventura com certeza deixou tudo mais interessante, principalmente a amizade que cresce entre eles, e me fez gostar ainda mais do filho de Hades.


Um dos pontos que mais gostei sobre o livro foi sentir que ele é mais sobre as descobertas pessoais e enfrentar suas próprias questões do que exatamente a aventura e a tarefa de deter Gaia. Os fantasmas do passado de Reyna e Jason, a confiança da Piper, a auto aceitação do Nico, a coragem e determinação do Leo, tudo isso é explorando conforme eles tentam evitar que a Mãe Terra seja despertada.

Não sei se eu já comentei em outra resenha, mas a Piper é a personagem que menos simpatizo (gosto dela, mas ela nem chega perto de ser uma das minhas preferidas). Sua participação neste livro está ótima, com toda certeza, mas não vou mentir: adoraria que no lugar dela fosse Percy ou Annabeth. De qualquer forma os dois são bem representados através do ponto de vista dos outros personagens e, juntamente com Nico, protagonizaram uma das cenas mais engraçadas desse livro.

E sim, o final foi impactante e fez jus a série. Achei por um momento que ele deixaria de nos dar algumas respostas, mas ainda bem que me enganei! Sem falar que eu jurava que o semideus que teria o maior fardo de toda a missão seria um e foi outro, e eu amei isso! Adoro surpresas.

Rick Riordan é um autor que admiro bastante e sempre fico impressionada como ele repete a fórmula, mas sempre consegue surpreender e ainda insere referências pops no seu enredo (Doctor Who, Jogos Vorazes, Aquaman... esse último nem preciso falar com quem foi!). A verdade é que vou sentir falta dos personagens e fico agora com aquela ansiedade básica para ler a nova série "Magnus Chase e os Deuses de Asgard". Só eu fiquei curiosa com o sobrenome do garoto? E que venha 2015!

Sobre o livro:
ISBN: 9788580575958
Série: Os heróis do Olimpo
Autor: Rick Riordan
Volume: 05
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 432

A série "Os heróis do Olimpo":
05 - O sangue do Olimpo