quinta-feira, 15 de outubro de 2015

RESENHA: Os filhos de Anansi

Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante. A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante... e bem mais perigosa. Embrenhando-se no território de lendas e deuses pagãos, a poderosa narrativa de Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história fantástica e bem-humorada sobre relações familiares, profecias terríveis, divindades vingativas e aves muito malignas.

Lendo as primeiras páginas, o leitor pode até cometer o erro de achar que o livro vai focar somente em momentos engraçados e não apresentar uma história bem desenvolvida. Bem, se alguém pensar isso estará totalmente enganado. Por trás dessa faceta divertida, tem uma história que vai unindo vários acontecimentos até interligá-los de modo que percebe-se que nada do livro está ali a toa.

O autor consegue nos fazer passar por várias emoções enquanto passamos pelos diversos tipos de tramas que o livro oferece: fantasia, mistério, assassinato, um pouco de romance. Tudo está presente em "Os filhos de Anansi" permeado pelo humor, por vezes negro, e bem característico de Gaiman.

Anansi é uma figura do folclore africano e eu, que amo aprender sobre culturas diferentes, me vi achando sua história muito interessante principalmente as partes do livros que o Gaiman foi nos contando as várias lendas ligadas a ele. Outro ponto muito agradável é a importância da música para os personagens. Fat Charlie por mais que tente se distanciar, sempre acaba fazendo referência a alguma música e vamos percebendo aos poucos como sua resistência em cantar tem ligação com o pai.

Achei tão legal ver certos aspectos familiares tratados com o mesmo humor que outros acontecimentos do livro. Quem nunca teve momentos de vergonha causados por um familiar? Confesso que me solidarizei bastante com Fat Charlie cada vez que ele se sentia humilhado nesses momentos e quando Spider entra na jogada, fiquei torcendo para que Charlie conseguisse de alguma forma ser superior a ele e desse uma boa lição nesse folgado. 

A construção de personagens é um caso a parte. Fico impressionada como todos são bem caracterizados e como o desenvolvimento deles é trabalhado de forma tão sutil. Interessante é que até mesmo os personagens que o autor não quer mostrar mudanças tem seus momentos de atitudes pouco usuais (a mãe da Rosie que o diga). 

Neil Gaiman sempre é sinônimo de livro que deve ser lido e com "Os filhos de Anansi" não poderia ser diferente. Mesmo eu, que tenho poucas leituras realizadas das obras do autor, sinto grande apego pela sua escrita e já estou pensando em qual será o próximo livro do Gaiman que lerei. Alguma sugestão?

Sobre o livro:
Os filhos de Anansi
ISBN: 9788580576993
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 328

Nenhum comentário: