quinta-feira, 7 de julho de 2016

RESENHA: O oráculo oculto (As provações de Apolo - Livro 01)

Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. 
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. 
Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

Os livros do Rick Riordan sempre me conquistam. Sim, sou leitora babona que já começa o livro sabendo que vai gostar e não foi diferente em O oráculo oculto, mas ainda sim consegui ficar surpresa com a leitura. Meus sentimentos foram muito aproximados aos que sentia/ sinto sobre a primeira série e minha preferida do autor, Percy Jackson e os olimpianos: uma mistura enorme de divertimento, ansiedade, curiosidade, animação e, claro, muita mitologia. 

O mais interessante é ter uma vertente nova a se explorar, já que temos um deus virando um mortal. E como o Apolo é engraçado! Obviamente ele tem problemas para se adaptar a tudo, desde a sua falta de poderes quanto ao fato de não conseguir ser visto como um deus. É um personagem em constante mudança, ainda que suas características essenciais continuem as mesmas, e sua nova condição o faz refletir muito sobre a conduta dos deuses em especial sobre a postura em relação aos semideuses.

Meg é uma personagem cheia de facetas e personifica alguns problemas comuns ao nosso dia a dia. Rick Riordan faz da interações entre ela e Apolo sempre uma diversão, sem deixar questões importantes e pertinentes de lado. Em determinado momento do livro, percebemos que a semideusa tem muito mais a nos passar do que seu lado durão. 

A notícia ruim é que se você não leu a série "Percy Jackson e os olimpianos" e "Heróis do Olimpo" vai perder muitas referências. Personagens e situações originalmente das duas séries aparecem neste livro e o próprio motivo do deus Apolo virar humano tem ligação com as histórias anteriores. 

Rick Riordan tem sua fórmula básica para desenvolvimento dos seus livros e não é diferente aqui, mas sempre conquista com sua narrativa atual e com claras referências a cultura pop. Uma característica que sempre me agrada é como ele trata as interações familiares, tanto as boas quanto as ruins e ainda consegue tratar um pouco das questões de gênero mesmo que de uma forma leve. É por seus personagens, enredo e assuntos atuais que sempre espero com ansiedade por seus livros. Já estou contando os dias para The Dark Prophecy.

Sobre o livro:
ISBN: 9788580579284
Série: As provações de Apolo
Volume: 01
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 320




Nenhum comentário: