sexta-feira, 29 de julho de 2016

RESENHA: Depois de você (Como eu era antes de você - Livro 02)

Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Para pode falar de "Depois de você", senti a necessidade de comentar um pouco sobre "Como eu era antes de você", que li recentemente. Sim, eu gostei da leitura e dos personagens, adorei o Will e a maneira como a história se desenrola, mas, sendo sincera, acho que nada disso me faria gostar do livro se não fosse seu final. Parece contraditório? Creio que sim, mas todo o livro me fez pensar na palavra "clichê" a cada capítulo e o que realmente me impactou, me fez ver tudo o que tinha lido com outros olhos foi a decisão de Will. O mais engraçado é que a história não é sobre ele, é sobre a Lou. Obviamente ele é mega importante, o agente modificador da Lou, ele vem e lhe dá clareza para perceber o que está fazendo com a própria vida e as possibilidades que ela deixa passar. Mas quem passa por transformações é ela.

Quando comecei Depois de você eu tinha em mente que a Lou ainda estaria abalada com tudo que aconteceu. Sabia que não estaria nada tão bem quanto o Will gostaria que ela estivesse, porém não estava pronta para encontrá-la tão perdida.

O que me desagradou, acho, é que a Lou não parecia somente estar sofrendo com a perda do Will. Ela perdeu todas as mudanças que ele operou nela: a vontade de fazer algo com a própria vida, ter sonhos e colocar em prática. Claro que o impacto de não conseguir fazer com que o Will desistisse ia cobrar seu preço, mas em nenhum momento a vi voltar a ter a mesma firmeza, a mesma vontade. No final, se não fosse praticamente obrigada a tomar certa decisão, ia continuar se sabotando. Me incomodou demais esse aspecto.

Claro que a Lou é uma personagem com muitas nuances: ela é uma boa pessoa, se preocupa com os outros, é divertida,e gentil. e é por ter tantos lados que conseguimos conhecer dois personagens que vão influenciar muito suas escolhas: a Lily e o Sam. Mesmo tendo o Will para ofuscar sua presença, eu gostei demais do Sam , com sua paciência e sinceridade. Acho que a Lou tem essa facilidade de atrair homens que a compreendem mais do que ela mesma (com óbvia exceção do Patrick) e ele me conquistou desde o momento que apareceu. Já a Lily foi difícil de engolir. Entendia seu drama, tinha raiva do quão sua família a deixava de lado e não lutava por ela, mas não me agradou. 

Como a perda é um assunto impossível de não ser tratado, a autora foi mais fundo e trouxe um grupo de apoio a pessoas que precisam lidar com o luto. Foi um aspecto da história que me chamou muita atenção, pois mostra várias histórias de pessoas que tentam vencer no dia a dia a tristeza e o pesar. E pode até parecer improvável, mas esses momentos não me trouxeram somente reflexão como também dei muita risada com os integrantes do grupo.

E o que falar da família da Lou? É tão engraçada, e simples, ao mesmo tempo que são dinâmicos, dramáticos e sabem apoiar um ao outro, Foi especialmente divertido ver o pai da Lou enlouquecendo com as ideias da esposa, mesmo que eu não tenha curtido como foi tratado de forma leviana os pensamentos feministas.

A Jojo tem uma narrativa bastante atraente daquelas que te faz ler o livro em pouco tempo. Gosto desse foco no cotidiano, nas relações entre as pessoas, e como ter uma família faz diferença. "Depois de você" é um livro sobre dar continuidade a vida, voltar a ter objetivos, mesmo que seja necessário um pouco mais de sofrimento até que enxergamos o que realmente deve ser feito e ele cumpre seu papel.


Sobre o livro:
Depois de você
ISBN: 9788580578645
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 320


Nenhum comentário: