sexta-feira, 10 de março de 2017

RESENHA: Aconteceu naquele verão

Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles 

Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.
Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. 
A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

Esta antologia mistura contos com diversos abordagens e focos: histórias com diversidade de gênero, com personalidades diferentes, enredos leves e alegres com enredos tristes e reflexivos. Temos situações normais como cursos de verão e trabalhos de meio período até as nada convencionais como uma invasão zumbi. Dentre tantas opções muito bem escritas, vou comentar um pouco sobre alguns contos que me chamaram a atenção.

Uma das minhas grandes surpresas foi o conto escrito por Veronica Roth,. Ele foi futurista o suficiente para dar voz a um momento crucial: a hora que vamos nos despedir para sempre de uma pessoa. Os personagens e a carga emocional que ela emprega a história foram na medida certa e "Inércia" foi um dos meus preferidos da antologia.

Stephanie Perkins, organizadora da coletânea, sempre me agradou com seus livros e seu conto é realmente envolvente. A história e os personagens são cativantes e a ênfase nas escolhas de ambos deu um toque muito realista a "Em noventa minutos, vá em direção a North". O título é muito propício, por sinal. 

“O mapa das pequenas coisas perfeitas” de Lev Grossman tem um pouco de tudo até mesmo melancolia. A diversidade de sentimentos com certeza atinge o leitor e o loop temporal no qual os protagonistas ficam presos dá margem a muitos questionamentos e reflexões.

Em "O fim do amor" da Nina Lacour, nossa heroína está vivendo um momento difícil com a separação do pais e o estranhamento da situação os afasta. O ponto alto do conto é como até seus momentos tristes podem render bons frutos como amizade e um novo amor.

De uma delicadeza enorme, "Mil maneiras de tudo isso dar errado", da Jennifer E. Smith, me ganhou totalmente. A diferença comportamental entre os protagonistas os tornam mais interessantes e a maneira que os dois vão se aproximando é muito legal. A autora realmente soube envolver o leitor, impossível não torcer pelos dois.

Alguma das histórias não me agradaram totalmente como "Lembranças" e "Nova atração" escritos respectivamente por Tim Federle e Cassandra Clare. As temáticas são ótimas, o plot muito interessante, mas acabei de ler com aquela sensação que faltou algo que me cativasse como os outros contos fizeram.

Bem, vou ficando por aqui para não dar spoilers, mas garanto que todos os contos valem a pena, mesmo os que não me conquistaram totalmente. Gosto de ter em um único livro essas visões diferentes sobre um mesmo assunto e perceber os tons que cada autor emprega a sua história. Se vocês já leram, me contem o que acharam. 

Sobre o livro: 
ISBN: 9788551001158
Organização: Stephanie Perkins 
Autores: Leigh Barugo, Nina Lacour, Libba Bray, Francesca Lia Block, Stephanie Perkins, Tim Federle, Veronica Roth, Jon Skovron, Brandy Colbert, Cassandra Clare, Jennifer E. Smith e Lev Grossman.
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 384


Nenhum comentário: