sexta-feira, 21 de abril de 2017

RESENHA: Mitologia Nórdica

Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.
Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.
Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.
Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente. 

Novo livro do Neil Gaiman e lógico que eu tinha que conferir. Não sou ainda uma grande conhecedora de seu trabalho, tenho uns cinco livros lidos dele, mas a forma particular que ele desenvolve suas histórias me chama bastante atenção e quando "Mitologia Nórdica" foi lançado, fiquei imaginando como o autor contaria esses mitos seculares sem fujir do seu estilo e sem alterar muito que se sabia sobre eles. 

Como me parece ser uma de suas características, o autor apresenta seus personagens de uma forma que mostre suas maiores qualidades sem deixar de lado seus defeitos e fracassos, nos mostrando que até mesmo os mais espertos deuses sucumbiam a sua própria vaidade e eram enganados. 

Os contos falam muito da personalidade dos deuses: Odin, o Pai de Todos, é sábio, corajoso; Thor é forte, destemido, mas sabedoria não é sua especialidade; e Loki é a inteligência e malicia. O irônico é ver como ele orbita entre ser herói e vilão, e mesmo assim, é difícil não se sentir fascinado por ele já que todas as suas ações sempre afetam aos outros deuses e muito do que pode acontecer no futuro está ligado a ele. 

Embora tenha foco nesses três personagens, ficamos sabendo mais sobre outros deuses, como Thyr e Frey (fiquei curiosa sobre ele desde que comecei a série Magnus Chase e os deuses nórdicos), além de termos gigantes, anões e outros mitos como Fenrir, Hel e Jörmungund.

No prefácio do livro, o autor nos mostra como se deu o primeiro contato com a história de Thor, Odin e Loki e como seu interesse foi aumentando. Apaixonado pelo tema, inseriu algumas referências a ele em "Deuses americanos" e Sandman" (ambos na minha lista de futuras leituras). As histórias vão desde a criação dos nove mundos e seguem até o Ragnarok. Aqui vamos ter mais informações sobre o Martelo de Thor e como ele o conseguiu, rir com o conto "A pescaria de Hymir e Thor", ficar ansiosos com "A morte de Balder" e "Os últimos dias de Loki". 

No último o conto, Gaiman trata do Ragnarök. A narrativa torna-se mais profunda, e foi de longe a minha parte favorita. Tudo é descrito de forma solene que o momento pede sem deixar o tom de cada personagem mudar, respeitando o que foi apresentado até então. 

O mais legal do livro é o fato de ser uma ótima forma para se conhecer os mitos nórdicos, seja para aqueles que não tiveram nenhum contato com essa mitologia, seja para pessoas cujo conhecimento é baseado em filmes e quadrinhos da Marvel, ou mais recentemente, pelos livros do Rick Riordan (me encaixo totalmente nesses dois últimos). 

A narrativa é divertida, fluida, e prende a atenção o tempo todo, eu nem percebia a quantidade de páginas que estava lendo de tão mergulhada na leitura. O fato do autor dar um ar bem humorado a várias passagens sem deixar de tratar os assuntos mais densos como tal e sua versatilidade em contar histórias só deixou a leitura mais rica e interessante. E por ser um livro do Neil Gaiman, já é motivo bastante para se ler. 

Sobre o livro:
ISBN: 9788551001288 
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 288


Nenhum comentário: