domingo, 24 de setembro de 2017

Diário de leitura - As crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago - Livro 01


A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais. 

Oi, gente! Mês passado comecei a ler As crônicas de Nárnia depois de anos com o livro pegando poeira na estante. Meu maior incentivo foi combinar a leitura de um livro por mês (a série possui sete) com meu amigo Breno, do Sopa Primordial. Como a série é batida, achei que não saiu exatamente uma resenha. Ficou com cara de diário de leitura, a exemplo de muitos blogs e vlogs fizeram com o mesmo livro. Vou comentar sem me prolongar e vai ter spoiler, mesmo que eu não me aprofunde muito. Então, vamos nessa.

Meu conhecimento sobre a série era basicamente o que vi nos filmes. Então, esse primeiro livro era um completo mistério, e funcionou muito bem para mim como introdução a Nárnia, além de explicar muita coisa contida no filme "O leão, a feiticeira e o guarda roupa". Digory e Polly são interessantes, em especial porque os dois tem personalidades bem diferentes.

O que mais me chamou a atenção foram as nada sutis referências bíblicas, e elas são muitas. Desde a criação de Nárnia, Aslam como o senhor de tudo, a feiticeira como a tentação e o uso da maçã como simbologia do pecado, além do milagre em forma da recuperação da mãe de Digory, entre outras são visíveis e mandam basicamente o mesmo recado.

O autor consegue nos fazer imaginar todo o cenário por mais que sua narrativa não seja muito descritiva e seu desenvolvimento de cenas não seja tão elaborada. Ele passa o sentimento claramente e conseguimos dar conta de entender o que ele não nos fala. Gostei mais do que esperava por ser uma leitura destinada a uma faixa etária diferente da minha. Já li o segundo livro e logo volto para contar minhas impressões.

Sobre o livro:
O Sobrinho do Mago
ISBN: 9788578270698
Série: As crônicas de Nárnia
Volume: Único
Livro: 01
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes



Nenhum comentário: