domingo, 18 de fevereiro de 2018

RESENHA: A melodia feroz (Monstros da Violência - Livro 01)

Kate Harker e August Flynn vivem em lados opostos de uma cidade dividida entre Norte e Sul, onde a violência começou a gerar monstros de verdade. Eles são filhos dos líderes desses territórios inimigos e seus objetivos não poderiam ser mais diferentes. Kate sonha em ser tão cruel e impiedosa quanto o pai, que deixa os monstros livres e vende proteção aos humanos. August também quer ser como seu pai: um homem bondoso que defende os inocentes. O problema é que ele é um dos monstros, capaz de roubar a alma das vítimas com apenas uma nota musical. Quando Kate volta à cidade depois de um longo período, August recebe a missão de ficar de olho nela, disfarçado de um garoto comum. Não vai ser fácil para ele esconder sua verdadeira identidade, ainda mais quando uma revolução entre os monstros está prestes a eclodir, obrigando os dois a se unir para conseguir sobreviver.

É uma sinopse que não tem tanta diferença de algumas que estamos acostumados a ler, não é? Bem, mesmo com a ideia inicialmente batida, fiquei interessada no conteúdo e posso dizer que valeu a pena encarar este enredo. Acho que o tema "monstro" não faz parte, pelo menos em quantidade significativa, das minhas leituras, então ter o assunto abordado prometia ser interessante. E foi.

Claro que no começo tudo é muito confuso, estamos adentrando em um mundo diferente, numa área que foi isolada por sua condição perigosa. As diferenças sobre as criaturas que habitam este espaço nos são informadas aos poucos, principalmente ao tipo ao qual August pertence, achei o tipo mais interessante. Suas relações familiares também são apresentadas em pequenas doses, assim como as de Kate e vamos entendendo suas personalidades na mesma medida. 

Gostei da narrativa onde os dois protagonistas tem voz. Dá para saber perfeitamente quem é o responsável pelo ponto de vista mesmo que não sejam citados seus nomes: embora inseridos no mesmo ambiente suas vivencias e obstáculos são diferentes e a autora pontua bem esse aspecto. O livro é cheio de ação, de pontos para reflexão e eu gostei muito das realizadas por August. Kate tem uma visão mais realista, então os dois equilibravam a personalidade um do outro quando a situação exigia.

Para quem só costuma ler livros onde romance é abordado, sinto muito (na verdade, não sinto) informar que o tema passa longe. Kate e August são mais exemplo de uma amizade esquisita, que vai se formando aos poucos, e para mim funcionou perfeitamente desta forma. Gosto de ter uma história que foque em questões mais urgentes e perigosas, cenário esse presente em todo livro, onde conhecer e aceitar a si mesmo é mais importante em relação a começar um romance.

Todo o enredo me agradou e também as soluções apresentadas. Algumas foram um tanto previsíveis, mas que ainda sim, estavam em harmonia com os demais acontecimentos. Claro que não faltou reviravoltas, bem executadas e surpreendentes. A autora também soube finalizar este primeiro volume de uma maneira que encerra o proposto em "A melodia feroz" ao mesmo tempo que deixa o leitor curioso pelo próximo. Estou ansiosa para saber mais sobre August e Kate.

*Essa livro foi cortesia da Companhia das Letras

Sobre o livro:
ISBN: 9788555340413
Série: Monstros da Violência
Volume: 01
Autora: Victoria Schwab
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 384

Nenhum comentário: