segunda-feira, 11 de junho de 2018

RESENHA: Inesperadamente você

Alice Bastos é uma residente de pediatria que está passando por uma situação complicada após o derrame do pai. Para pagar os custos do tratamento, ela decide vender a casa e morar em um local mais simples e próximo ao hospital em que ele está internado. 
Quando surge uma oportunidade de comprar um ótimo apartamento com o preço em conta, Alice não pensa duas vezes antes de fechar o negócio. O que ela não esperava era ser vítima de um golpe que a obrigaria a dividir a moradia com Theo Leone, um profissional de TI arrogante, mal-humorado e bonito demais. 
Porém, apesar dos desentendimentos, ambos descobrem que morar sob o mesmo teto pode ser a melhor coisa de suas vidas.

Sempre falo aqui no blog sobre minha necessidade de ter leituras com histórias mais leves depois de encarar livros com assuntos mais dolorosos. Comecei "Inesperadamente você" num momento destes e que ótima escolha eu fiz.

Não vou dizer que a história é inovadora. Como telespectadora de dramas asiáticos, o clichê de um homem e uma mulher dividindo o mesmo apartamento/ casa é um dos meus preferidos, e dificilmente é uma novidade, porém creio que nos dá ótimas oportunidades para presenciar a química entre os protagonistas. E  o cuidado da autora em tornar o mais crível possível essa possibilidade é notável.

A força do livro está em seus personagens. Alice e Theo são cativantes - o Theo não foi muito legal no começo, mas... - e estão em dois momentos opostos na vida, além da personalidade diferente, fato que fica claro durante a narrativa. Conforme os dois vão se entendendo e participando mais do dia a dia um do outro, as coisas começam a mudar, e muito se deve aos amigos de ambos: Miguel e Nanda. Todo mundo quer melhores amigos como eles, certeza. 

Tudo nos é contado pelo ponto de vista da Alice, o que torna mais emocional os acontecimentos, afinal ela passa por situações difíceis. Me identifiquei com o amor dela pela família, aqui representada pelo seu pai, além de emocionada com algumas cenas. Gostei do tratamento dado pela autora a esse aspecto da personalidade dela. 

Claro que não só de momentos tristes vive a Alice. Me diverti com as trapalhadas, suas amizades e como ela conseguiu conquistar o Theo sendo ela mesma. O Theo se mostrou bem decente na sua relação com a Alice, somente em um determinado momento não gostei de uma opinião dele, coisa bem pessoal mesmo. Os dois são daqueles personagens com química e que desenvolvem uma amizade bem legal antes de embarcar em outro tipo de relacionamento. Aprecio quando os autores optam por esse caminho, fico mais inclinada a aceitar o romance.

Óbvio que em algumas passagens me fez falta um maior aprofundamento, mas nada que atrapalhe o entendimento nem o curso da história, já que o foco é o amor de Theo e Alice. Sendo seu primeiro livro, fiquei feliz em ver o potencial da Deborah como autora já nos mostrando uma boa história. Imagino que ela ainda vai evoluir muito e nos apresentar novos enredos com ainda mais romance, bom desenvolvimento e uma escrita ainda mais elaborada. Ficarei na torcida.

Sobre o livro:
ISBN: 9788553270736
Autora: Deborah Strougo
Editora: Editora Coerência
Ano: 2018
Páginas: 315

Nenhum comentário: