segunda-feira, 9 de julho de 2018

MANGÁ - Primeiro Volume: Platinum End


Sinopse oficial: Mirai Kakehashi é um jovem que não tem mais vontade de viver. Além de perder a família em um terrível acidente, era maltratado todos os dias pela sua família adotiva.
Cansado da vida infeliz, o jovem se joga de um prédio no dia de sua formatura no Ensino Fundamental. Porém, neste momento, Mirai se encontra com um anjo que poderá mudar totalmente a sua vida!
A dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata , autores de séries renomadas como Bakuman e Death Note, retornam a parceria com Platinum End. A obra está em publicação no Japão pela revista mensal Jump Square da Editora Shueisha, desde novembro de 2015. Fonte: Site JBC

Roteirista: Tsugumi Ohba

Ilustrador: Takeshi Obata

Demografia: Shonen

Mirai e Nasse

Comentários: Dificilmente a ideia inicial do mangá é um novidade - tem algo parecido em "Diário do Futuro" - mas adicionar anjos certamente deixou tudo mais interessante. O mangá já começa com um tom bem pesado e o tipo de desenvolvimento neste primeiro volume não deixa esse clima se dissipar. Sempre que Mirai parece seguir para um caminho mais tranquilo, um novo fator se apresenta e ele necessita mudar seus planos para obter a felicidade. 

O tema felicidade é tratado de maneira menos profundo, mas que enfatiza o quanto o sentimento pode ter diferentes interpretações. Também é um fator interessante o pensamento dos anjos para o que consideramos "pertinentes" devido as ideias religiosas que escutamos desde a infância, e foi um ponto forte neste primeiro volume a diferença da crença com a realidade do mangá.

Mirai e Nasse

Personagem que mais gostei: Acho que é comum escolher o Mirai por sua história. Eu já tive empatia por ele logo de cara, sua vida cheia de acontecimentos que tornam pensar em felicidade algo inconcebível, e, mesmo assim, ele ainda mantém suas ações em terreno correto, sem querer se aproveitar o tempo todo das vantagens que o anjo lhe dá. 


Personagem que menos gostei: Quem gosta de um cara que usa o poder (seja ele qual for) para se aproveitar das mulheres? Nojo de você, Rodrigues Tonma!

Mirai e Nasse em um dos momentos surpreendentes do mangá.

Personagem que vai surpreender: O próprio Mirai. Ele já mostrou uma boa evolução nesse primeiro volume, mas conforme as coisas se complicam, ele tende a modificar um pouco sua personalidade, seja para ter forças ao cumprir seus objetivos de forma digna ou para mudar sua linha de ação.

Personagem misterioso.

Arte: Eu amo a arte do Obata. Ele sempre consegue equilíbrio entre a personalidade dos personagens e sua aparência, nesse caso funcionou bastante bem suas escolha para o design da Nasse: visual fofo beirando o inocente, mas que difere das sugestões dadas ao Mirai. O contraste parece que vai funcionar com mais dois personagens que, imagino, aparecerão com mais detalhes no próximo volume. Creio que minha única reclamação é que sempre tem um personagem que lembra alguém de "Death Note" (primeiro trabalho em conjunto da dupla que também foi responsável por Bakuman). O Mirai tem traços que lembram muito o Ligth e, às vezes, o próprio L. 

Mirai, mas poderia muito bem ser o Ligth...

Expectativas: Sendo um mangá dessa dupla, é claro que espero uma grande histórias e desdobramentos surpreendentes. Seus personagens tendem a ter várias camadas para se conhecer e se cada volume terminar como o primeiro volume o fez, imagino que teremos boas surpresas. 


Informações sobre o mangá:
Mangá: Platinum End
ISBN: 978-85-457-0692-2
Roteiro: Tsugumi Ohba
Arte: Takeshi Obata
Editora: JBC
Ano de relançamento no Brasil: 2018
Volumes: 8 - em andamento no Japão 
Valor: R$ 15,90
Formato: 13,50x20,50cm
Páginas: cerca de 192
Periodicidade: Bimestral
Classificação etária: 18 anos

Nenhum comentário: