segunda-feira, 20 de agosto de 2018

FILME: Para todos os garotos que já amei


Lara Jean Song Covey (Lana Condor) escreve cartas de amor secretas para todos os seus antigos paqueras. Um dia, essas cartas são misteriosamente enviadas para os meninos sobre os quem ela escreve, virando sua vida de cabeça para baixo.

Olha eu aqui novamente para falar do que não entendo! Deixando de lado a brincadeira, vou falar sobre o filme de "Para todos os garotos que já amei" avisando, como sempre, que passo longe de ser especialista no assunto e nem tenho a pretensão que minha opinião seja imparcial, porque eu amo demais a trilogia dos livros e fica impossível pra mim não surtar com a adaptação.

Tem duas coisas que eu amo nos livros e consegui ver claramente no filme: a relação da Lara Jean com a família e como a aproximação dela com o Peter era natural. A óbvia saudade da Lara Jean quando a Margô vai estudar fora, como ela se preocupa com a Kitty e as conversas com o pai, todas foram muito bem representadas.

O filme também acerta na maneira como mostra a timidez da protagonista e os motivos que a levam a escolher idealizar e sonhar com sua vida amorosa no lugar de tentar vivenciá-la, em especial durante as conversas com Peter já que é nelas que entendemos seus medos e receios. E tenho que falar: a química entre os atores que interpretam Peter e Lara Jean funcionou bem, era leve, divertido e romântico ver as cenas dos dois, enquanto o relacionamentos ia evoluindo. 

Se tratando de uma versão do livro, claro que cenas, acontecimentos e até personagens foram adaptados para funcionar melhor - a Kitty se tornou uma personagem bem mais agradável, gostei do Josh porém acho que ele funciona melhor no livro - numa mídia diferente da escrita. Então não vamos encontrar a ênfase na mania da Lara Jean de fazer cookies e cupcakes, nem sua paixão por peças de roupas vintage, por exemplo, embora tenham algumas cenas citando isso. 

Poucas coisas não me agradaram. Para mim, fez falta ter a Stormy no filme. Sim, repito que entendo as escolhas, sei que não dá para ser 100% fiel ao livro, mas eu queria muito ter a alegria, humor e os conselhos dela. Também queria que as questões sobre a origem asiática da Lara Jean fosse abordada como acontece no livro, porque é importante como ela se sente sobre a visão das pessoas por ser descendente de coreana.

Suspeita que sou para dizer o quanto gostei do filme e das atuações. Consegui me divertir, ficar suspirando pelo Peter e querer ser amiga da Lara Jean. É um filme sem grandes surpresas, mas que deve agradar quem procura algo leve. Como foi adaptado somente o primeiro volume da trilogia, estou esperançosa que façam a sequência. Vamos fazer o segundo filme, Netflix? Estou no aguardo!

Sobre o filme:
Título original: To All The Boys I've Loved Before
Diretora: Susan Johnson
Duração: 99 minutos
Ano: 2018

Nenhum comentário: