domingo, 2 de setembro de 2018

RESENHA: A princesa prometida


Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa.
Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.
Em uma paródia aos épicos clássicos, William Goldman escreve um divertido romance com direito a tudo que o gênero tem a oferecer: piratas, duelo de esgrima, traições, tramas políticas da realeza e um romance apaixonante. Esta edição de luxo em capa dura traz os textos extras que William Goldman escreveu para as edições comemorativas de 25 e 30 anos da obra original - que misturam ficção e realidade e ajudam a compor o universo emblemático que transformou a obra em um fenômeno.

Confesso que, apesar de ter assistido o filme várias vezes, não tinha grandes lembranças. Fui basicamente às cegas ler o livro e em alguns poucos momentos, consegui sim recordar de algumas partes. Ainda sim, virou surpresa quase tudo que aconteceu, em especial o ponto de partida do livro.

Goldman se apresenta como uma pessoa que simplesmente está "editando" a história que teria o marcado especialmente quando criança após ouvi-la de seu pai. Já adulto, entende que a versão que conhecia era uma redução da original onde somente as partes interessantes, na opinião do seu pai, apareciam. Esse prólogo é tão bem escrito - e eu passei algumas raivas antes de entender, cheguei a reclamar com meus amigos e tudo - que se torna fácil acreditar em cada palavra. Descobri que sou mais ingênua do que pensava. 

É um livro com uma sátira gostosa de ler e, ao mesmo tempo, não deixa de ser uma fantasia onde conseguimos ter as mesmas reações frente as cenas de aventura, humor e romance. Como não torcer por Westley e Buttercup, gente? Funciona muito bem, nenhum dos personagens deixa a desejar (talvez Buttercup, porém levo em conta a época da escrita do livro e deixo passar, mesmo com esforço), e consegui simpatizar com todos eles, sendo Fezziki meu preferido. 

Situações que beiram o ridículo, ou o ultrapassam, não faltam e torna o livro bem divertido. A obra toda não está comprometida em deixar situações críveis, mas sim, em tornar a leitura agradável, cativante em seu humor e no desenrolar da aventura. E foi bem sucedida.

Gostei bastante de ter o autor inserido como personagem, quase como numa biografia, embora não seja verdadeira. Enriqueceu bastante a obra. Os extras também seguiram o tom satírico e, novamente, quase fui pega acreditando em tudo. A edição em capa dura é belíssima, onde a ilustração homenageia o filme. e um mapa na contracapa nos ajuda a acreditar no autor. Espero que curtam a leitura tanto quanto eu.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551003213
Autor: William Goldman
Editora; Intrínseca
Ano: 2018
Página: 416


Nenhum comentário: