sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

MANGÁ: Inuyashiki


Ichiro Inuyashiki tem apenas 58 anos, mas aparenta ser muito mais velho. Ele é constantemente desrespeitado por sua família e descobriu que tem câncer terminal. Ou seja, não tem motivo algum para continuar vivendo. Esta é uma história que poderia se encerrar aqui, mas, na verdade, está só começando. 

Como foi legal ter um senhor com essa idade como protagonista! Não posso dizer que é inédito, mas não consigo me recordar de ter lido algum mangá onde um senhor de 58 anos fosse o foco, mas imagino que deve existir. Apesar de não ser exatamente velho, aparenta ter bem mais idade do que tem e acaba sofrendo com a indiferença de muita gente.

Inuyashiki

Essa foi uma das quebras de esteriótipo que percebi de cara. A outra é como não temos somente um vilão com poderes especiais, temos também as pessoas normais que são maldosas, que se jugam inalcançáveis. Enquanto Inuyashiki vai se acostumando com sua nova condição, ele vai combatendo esse tipo de vilania: a que vivenciamos todos os dias.

Creio que a grande questão envolvida no mangá é a reflexão sobre o que nos torna um ser humano. Como os dois personagens principais já não são biologicamente humanos, buscam se sentir vivos por outros meios, sendo um oposto ao outro. Enquanto o mais velho ver no ajudar o próximo sua razão de viver, o outro só se sente inteiro quando faz o contrário. 

Família Inuyashiki

Personagem pra ter raiva não vai faltar nessa série. A família do Inuyashiki me deixava agoniada, revoltada com a pouca amabilidade que dispensavam a ele, mesmo que tenha dedicado sua vida para a segurança da família. 

Hiro Shishigami

O Shishigami também me deixou com raiva, mesmo que em determinados momentos eu quisesse sua reabilitação, em especial depois de encontrar com determinada personagem. Sua vida não era muito feliz, ainda que não justificasse suas ações. 

Ando

Porém também temos personagens que aquecem o coração, como o Ando. A amizade que ele tinha com o Hiro e a que desenvolve com Inuyashiki era forte e sincera. Ele realmente acreditava nas boas ações de Inuyashiki e as incentivava.

Arte maravilhosa

A arte é linda, não conhecia o trabalho do autor por mais que fosse famoso por Gantz! Várias passagens do mangás eram feitas somente por imagens, mas conseguiam passar muito bem os sentimentos.

Shishigami

Achei bem fraco o final. Foi uma mistura de pressa com ideia batida, imaginava que seria um final grandioso em termos de mensagem. Porém foi grandioso em relação ao perigo combatido por Inuyashiki, o que não me satisfez após tantas lições. Outro ponto é que não temos mais detalhes sobre o porquê de Shishigami e Inuyashiki virarem máquinas. Seria somente pra encobrir a visita alienígena? Não era menos arriscado deixá-los morrer do que transformá-los em máquinas com tantas qualidades perigosas? 

Ainda sim foi uma boa série principalmente com a mensagem que quer passar e com as críticas sociais , em especial ao que se refere ao tratamento do idoso. Valeu a pena ter lido, mesmo sem resposta a algumas perguntas.

Sobre o mangá:
Mangá: Inuyashiki
ISBN: 9788542607390 
Mangaká: Hiroya Oku
Editora: Panini
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Ano de termino no Brasil: 2018
Volumes: 10 (completo no Japão e no Brasil)
Formato: 13,70x20,00cm
Periodicidade: Bimestral

Nenhum comentário: