terça-feira, 4 de outubro de 2022

RESENHA: Corrente de ferro (As últimas horas - Livro 02)

Segredos podem consumir até mesmo o amor mais puro
Parece que Cordelia Carstairs finalmente tem tudo o que sempre quis. Ela está noiva de James Herondale, por quem sempre foi apaixonada, e construiu uma nova vida em Londres na companhia de sua melhor amiga Lucie Herondale e os amigos inseparáveis de seu noivo, os Ladrões Alegres. Também está prestes a reencontrar seu pai e, acima de tudo, tem junto de si Cortana, sua lendária espada.
Mas a verdade pode ser muito mais sombria do que aparenta. O casamento dos dois é uma mentira, arranjado para proteger a reputação de Cordelia. James continua apaixonado pela misteriosa Grace Blackthorn, cujo irmão, Jesse, morreu anos antes em um acidente. Cortana, sua amada espada, queima a mão de Cordelia ao ser tocada, enquanto seu pai, após os problemas enfrentados no passado, se tornou amargo... e a raiva guardada dentro de si não está perto de ir embora. Para completar, um serial killer está mirando nos Caçadores de Sombras de Londres, cometendo assassinatos sob o manto da escuridão e desaparecendo sem deixar rastros.
Agora, Cordelia, James e Lucie – juntos, é claro, dos Ladrões Alegres – precisarão seguir as escassas pistas deixadas pelo assassino nas ruas mais perigosas da cidade.
No entanto, enquanto isso, cada um guarda a sete chaves um segredo impactante... que poderá transformar e definir, para sempre, seus destinos.

Eu amo a escrita da Cassandra Clare e qualquer leitor desse blog sabe que o meu normal é gostar de todos os livros dela, aceitando inclusive pontos dos quais ela poderia ter resolvido melhor as coisas, só não contava implicar um pouco com Corrente de Ferro.

Fiquei instigada com o enredo o tempo todo, porque gosto da forma de desenvolvimento, dos detalhes, das interações entre os personagens - sendo este o meu motivo favorito para ler os caçadores de sombras - e também de toda fantasia envolvida. Talvez por isso tenha ficado esperançosa com a forma ela lidaria com o casamento da Cordelia e do James. E foi bem legal, na verdade. Foram avanços esporádicos, mas sólidos, então estava totalmente no meu elemento, afinal me ganha fácil romance bem construído.

O problema é que ela se estendeu demais na primeira parte, demorou muito até algo mais sério para a comunidade dos caçadores acontecesse e movimentasse a trama além dos relacionamentos. E isso foi acontecer cerca da página 200, nem parecia atingir de verdade a Clave ou qualquer um do núcleo central. Faltou um pouco de emoção.

Eu sei que praticamente todo livro precisa da falta de comunicação para que determinados acontecimentos possam se fazer presentes, porém isso não me acalmou em nada todas as vezes que o James escolhe não esclarecer no mesmo momento quando se fez entender errado. Foi tão recorrente e isso me deixou muito frustrada, principalmente nas últimas páginas porque contribuiu para uma outra parte da qual não gosto das escolhas que a Cassie fez para a trilogia.

Falando em decisões difíceis de engolir, não consigo torcer pela Lucie e seu interesse amoroso. Por mim podia até continuar com o plot, mas não tendo um final feliz, digamos. Ela pretende algo bem errado e não acho eu deveria ser recompensado, por mais que tenha boas intenções.

Enquanto isso Cordelia passa por situações bem complicadas e foi ótima a percepção dela na maior parte das vezes. Ela tem esse ar de heroína - e para mim soa como a coragem da Emma de Artifícios das trevas – e se porta assim a maior parte do tempo. Até seus erros são bons de ler porque a levam a outra forma de melhorar e evoluir. Me questiono por não ter a mesma empatia com a Grace, afinal sua má conduta tem raízes mais fortes e fiquei até esperançosa numa melhora no final do livro, espero gostar mais dela no último.

Pode parecer o contrário, mas eu gostei do livro. Como dito antes, me envolvo com os personagens, com a escrita e fico muito interessada por qual caminho a autora vai seguir depois de abordar temas difíceis para a trama. Pena que o terceiro livro sai somente em Janeiro nos EUA.

Sobre o livro:
ISBN: 9786559810451
Série: As Últimas Horas
Volume: 02
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2021 
Páginas: 672

Trilogia As últimas horas:
02. Corrente de Ferro
03. Corrente de Espinhos (ainda não lançado)

Nenhum comentário: