quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

TOP 10: Melhores dramas 2022

 Demorou, mas chegou! Eis minha lista de dramas que mais me empolgaram em 2022! Lembro que o meu critério principal é ter me animado com os episódios, me emocionado com a trama e ficado ansiosa por episódios. Nada técnico teve muita relevância para minha decisão. Vamos lá?

10. Our beloved summer (drama sul-coreano 2021/ 2022)

Sinopse: Uma comédia romântica que retrata os sentimentos complicados de um casal que se separa dizendo: "Foi uma época horrível com você e nunca mais vamos nos encontrar!" No entanto, o documentário que eles filmaram há 10 anos no colégio de repente ganha popularidade e eles são reunidos à força na frente das câmeras mais uma vez. Choi Woong parece ingênuo e um homem de espírito livre, mas ele encontra algo que quer ter pela primeira vez em sua vida. Para isso, ele mostra o que tem em sua mente. Gook Yeon Soo pretendia se tornar a melhor aluna de sua escola, mas agora que é uma adulta, vive ferozmente, adaptando-se à sua realidade. Fonte: My Drama List

Comentários: Um drama leve com personagens muito reais e vivendo questionamentos próprios da idade. A diferença aqui é que os dois participam de um documentário que os faz se aproximar na adolescência e volta a fazê-lo quando adultos. A química entre os protagonistas é ótima, dá para sentir a felicidade, paixão e tristeza perfeitamente. Os episódios passam que o telespectador nem sente.

Onde assistir: Netflix


09. The Journalist - Shinbun Kisha (drama japonês 2022):

Sinopse: Uma dedicada jornalista faz de tudo para descobrir a verdade sobre um escândalo de corrupção no governo - mas vai ter que enfrentar poderosos inimigos pelo caminho.

Comentários: A sinopse não entrega nada, mas o que curti no drama, além de falar de política, é como as notícias impactam na vida das pessoas e nas suas opiniões. Vivemos isso nesses últimos anos com mais afinco por conta da internet e no drama percebemos essa força e como informação verdadeira é necessária. O drama não é perfeito, tem algumas coisas que gostaria de ter visto mais desenvolvimento, porém o assunto é interessante e me deixou ansiosa para passar para o próximo episódio e descobrir o que ia acontecer. 

Onde assistir: Netflix

08. Thirty-nine (drama sul-coreano 2022):

Sinopse: Sempre apoiando-se umas nas outras, um trio de melhores amigas se unem enquanto experimentam a vida, o amor e a perda à beira de completar 40 anos. Cha Mi Jo é a dermatologista chefe de uma clínica em Gangnam. Ela é uma pessoa calorosa que cresceu em um ambiente rico com uma família atenciosa e tudo o que ela poderia desejar. Jung Chan Young sonhou em se tornar atriz, mas acabou se tornando uma professora de teatro. Embora sua maneira de falar possa parecer grosseira e dura, a sinceridade em suas palavras a torna uma pessoa impossível de odiar. Jang Joo Hee é gerente de uma loja de cosméticos. Devido à sua personalidade tímida, ela ainda não experimentou realmente uma relação romântica. Fonte: My Drama List

Comentários: Esse drama me fez rir, chorar, ficar triste e me alegrou quase na mesma medida. Digo quase porque tenho certeza que chorei mais do que fiz qualquer outra coisa assistindo. A amizade das três é linda, é maravilhoso ver o quanto elas se doam umas as outras e a união, mesmo durante os momentos mais tensos, é encantadora. A mistura disso tudo com os relacionamentos amorosos e o passado de cada uma me ganhou fácil. É bom ver um drama com pessoas na sua faixa etária e se ver em alguns pensamentos e decisões. 

Onde assistir: Netflix

07. Yumi's cells 2 (drama sul-coreano 2022)

Sinopse: Dia após dia, as células que compõem o corpo humano trabalham constantemente para mantê-lo em pleno funcionamento. Trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, são essas células incansáveis que permitem que funcionemos diariamente, mas, mesmo quando dão tudo de si, elas podem, às vezes, acabar em uma situação precária. Com suas células de amor em coma, Kim Yu Mi (Kim Go Eun) era um exemplo perfeito do que acontece com um ser humano quando suas células sofrem uma lesão grave. Depois de sofrer uma separação dolorosa, as células de amor de Yu Mi pararam de funcionar completamente, mas um encontro inesperado com Goo Woong (Ahn Bo Hyun), um designer de jogos com as emoções atrofiadas, mudou tudo isso. Despertando algumas das células um do outro, Yu Mi e Goo Woong começam a ficar mais próximos, mas, mesmo com o ressurgimento de suas células de amor há muito tempo adormecidas, seu relacionamento não estava destinado a durar. Agora, sendo uma pessoa muito mais sensata e madura, Yu Mi se vê disposta a aceitar uma série de desafios depois que uma inesperada fonte de inspiração acende sua chama interior. Inspirada por seu colega de trabalho Bobby Yoo (Jinyoung), Yu Mi e suas esforçadas células partem em busca de realizar todos os seus sonhos. Será que aceitar os desafios que estão pela frente trará para Yu Mi a satisfação que ela anseia tanto na vida quanto no amor?
"As células de Yumi 2" — a tão aguardada continuação do drama imensamente popular de 2021 "As células de Yumi", que foi adaptado do webtoon "As células de Yumi", de Lee Dong Geon — é um drama de comédia romântica sul-coreano de 2022 dirigido por Lee Sang Yeob. Fonte: Viki

Comentários: A segunda temporada de Yumi's cells quebrou meu coração. Eu fiquei super investida no casal da vez e, mesmo sabendo o que rola no webtoon, queria que fosse para um caminho diferente porque estava apaixonada pelo relacionamento deles. Babi foi um personagem maravilhoso, amava como ele era gentil e dava força para tudo que a namorada tentava fazer. Mas o drama é sobre a Yumi e é suas escolhas e sentimentos que acompanhamos com mais afinco e o roteiro enfatizou isso muito bem. Pode não ter ido para onde eu queria, mas foi ótimo mesmo assim. Sem falar que as células da Yumi são um show a parte. Dei muita risada.

Onde assistir: Viki e Kingdom Fansubs

06. Silent (drama japonês 2022)

Sinopse: Durante o ensino médio, Tsumugi Aoba (Haruna Kawaguchi) e So Sakura (Ren Meguro) tinham um grande interesse por música. Tendo interesses tão parecidos, era de se esperar que eles desenvolvessem uma amizade. Com o tempo, essa amizade se tornou algo mais profundo, um relacionamento que poderia ter durado uma vida inteira se não fosse pela repentina mudança de atitude de So. Ao terminar o relacionamento entre os dois sem nenhum aviso ou motivo, So não apenas partiu o coração de Tsumugi: seu desaparecimento imediato após isso também a deixou completamente arrasada. Oito anos depois, Tsumugi às vezes imagina o que aconteceu com So, mas, em todos os outros aspectos, seguiu em frente com sua vida. Agora, morando em Tóquio, Tsumugi tem um trabalho de meio período em uma grande loja de música onde tem liberdade para ficar totalmente imersa na música que tanto adora. Perfeitamente feliz com sua vida, Tsumugi poderia ter esquecido completamente de So se o destino não tivesse decidido que seus caminhos deveriam se cruzar outra vez.
Ao notar So no trabalho um dia, Tsumugi cria a coragem para se aproximar dele, apenas para descobrir que, nos oito anos desde a última vez que conversaram, ele perdeu quase toda a audição. Com fagulhas da antiga chama dos dois começando a reacender no coração dela, será que Tsumugi encontrará um jeito de garantir seu lugar no atual mundo silencioso de So? Uma história de destino e segundas chances, “Silencioso” é um drama de romance japonês de 2022 dirigido por Hiroki Kazama. Fonte: Viki

Comentários: Gostei demais de Silent, principalmente por sua premissa. Creio que vou bem verossímil a atuação dos atores responsáveis por interpretar pessoas surdas e dava para sentir a emoção que eles passavam. Não sei se faria as mesmas escolhas de Tsugumi e Minato, e me questionei bastante sobre a ligação tão forte que os dois diziam que Tsugumi tinha com So, mas foi tudo muito bem amarrado e foi lindo de acompanhar. 

Onde assistir: Viki, Asian Team, Mahal fansubs

05. Pachinko (drama sul-coreano/ estadunidense 2022):

Sinopse: Baseada no best-seller do New York Times, esta saga arrebatadora narra as esperanças e sonhos de uma família de imigrantes coreanos ao longo de quatro gerações, ao deixar sua terra natal em uma busca indomável para sobreviver e prosperar. Nascida na cidade de Busan, a jovem Sun Ja vê sua vida mudar completamente ao deixar seu país de origem para tentar uma vida mais confortável no Japão. Ela luta diariamente para construir um legado sólido para sua família e deixar o melhor possível para seus filhos. Mas para conquistar seus sonhos, ela terá de enfrentar um ambiente hostil a sua cultura e enfrentar o racismo e a xenofobia nessa novo lugar. Seus dois filhos, Noa e Mozasu, enfrentam grandes dificuldades durante a infância, especialmente com a ausência do pai. Mas com muita perseverança e o direcionamento de Sun Ja, a família consegue enfrentar as grandes dificuldades diárias e criar um futuro melhor. Fonte: My Drama List

Comentários: Fui muito empolgada assistir porque amei o livro e não me decepcionei. A escalação do elenco foi muito acertada, a fotografia linda, a trilha sonora muito boa (como não amar a abertura do drama?). As adaptações necessárias funcionaram e não mudaram a essência do enredo. A forma escolhida para contar a vida de Su Ja e família foi interessante, acompanhamos o passado e o presente deles, mas o que seria o meio do livro não nos é mostrado. Estou torcendo muito que tenha segunda temporada porque tem muita coisa para acontecer e muitas lágrimas para se derramar. 

Onde assistir: Apple Tv e Kingdom Fansubs

04. Little Women (drama sul-coreano 2022):

Sinopse: A história foca-se em três irmãs bastante próximas que cresceram com poucas condições financeiras, e que após se envolverem num acidente terão de enfrentar uma das famílias mais poderosas e ricas da nação. Kim Go Eun irá atuar o papel de Oh In Joo, a irmã mais velha que irá fazer de tudo para proteger a sua família. Após crescer em pobreza extrema, o seu único sonho é poder viver como pessoas normais, no entanto um acidente irá mudar completamente o trajeto da sua vida. Nam Ji Hyun irá ser Oh In Kyung, a segunda irmã e uma jornalista que não se quer rebaixar perante dinheiro e fazer sempre o mais correcto. Quando um dos seus primeiros e mais misteriosos casos volta à sua vida, ela tenta fazer de tudo para finalmente desvendar a verdade. Por último, Park Ji Hu vai fazer da irmã mais nova, Oh In Hye, que sente-se pressionada perante o amor dado pelas suas irmãs , que trabalham bastante para que nunca tenha qualquer problema. Embora nunca tenha utilizado bons materiais de desenho, devido a situação da sua família, com o seu talento entra numa escola de artes. Fonte: My Drama List

Comentários: Esse drama não teve um episódio calmo. Muita acontecendo ao mesmo tempo, mas todas interligadas. As três irmãs tão diferentes e com tanta força enfrentam um mesmo inimigo ainda que o tamanho dele vá se revelando aos poucos e a forma de combatê-lo não seja a mais fácil. Boas atuações, trama bem trabalhada, amizades e ligações amorosas convicentes (ainda estou revoltada dona TVN, quero meu casal). As referências ao romance Mulherzinhas são sutis e a trama difere bastante, o que me agradou. 

Onde assistir: Netflix e Kingdom Fansubs

03. First Love: Hatsukoi (drama sul-coreano 2022):

Sinopse: No final dos anos 90, Yae e Harumichi se conheceram e se apaixonaram. Depois de terminar o colegial, Yae foi para a faculdade em Tóquio, enquanto Harumichi se juntou às forças de autodefesa como estudante de aviação, e assim eles se separaram. Um dia, Yae sofreu um trágico acidente e 20 anos se passaram sem que suas vidas se cruzassem novamente. Agora, Yae trabalha como motorista de táxi e Harumichi tornou-se funcionário de uma empresa de segurança após servir nas autodefesas, ambas na mesma cidade. Cerca de 20 anos após o primeiro amor não realizado, o destino os une novamente... Fonte: My Drama List

Comentários: Eu amei tanto esse dorama! Ele é leve ao mesmo tempo que tem profundidade e o amor de Yae e Harumichi é maravilhoso de acompanhar. O elenco com certeza é parte super importante, porque a química deles é maginífica, seja na adolescência ou na vida adulta. A trilha sonora não somente nos ajuda a embarcar no romance, mas é o condutor de tudo, já que as músicas First love e Hatsukoi da Utada Hiraku são as inspirações para o enredo. Foi uma experiência deliciosa assistir.

Onde assistir: Netflix e Asian team

02. Extraordinay Attorney Woo (drama sul-coreano 2022):

Sinopse: Sobre uma advogada de 27 anos com Transtorno de Espectro Austista. Devido ao seu alto QI de 164, memória impressionante e processo de pensamento criativo, a brilhante Woo Young Woo se formou como a primeira da classe na prestigiosa Universidade Nacional de Seul, tanto na faculdade quanto na faculdade de direito. No entanto, ela ainda se encontra com dificuldades quando se trata de interações sociais. Fonte: My Drama List

Comentários: Park Eun Bin mais uma vez arrasou na atuação e fez todo mundo se apaixonar por Young-Woo. A delicadeza do roteiro, assim como a dureza quando necessário, encanta e mostra muito dos vários empecilhos que a sociedade impõe as pessoas no espectro autista. Em especial, vemos os percalços de pessoas com TEA para trabalhar, se relacionar e vencer vários preconceitos. Amei tudo: o pai protetor, a amiga divertida, a equipe de trabalho e o interesse amoroso. Não queria que acabasse. 

Onde assistir: Netflix e Kingdom Fansubs


01. Alchemy of souls - Seaseon 01 (drama sul-coreano 2022):

Sinopse: Situado em um país fictício chamado Daeho que não existe na história ou nos mapas, é sobre o amor e o crescimento de jovens magos enquanto eles superam seus destinos distorcidos devido a um feitiço proibido conhecido como "alquimia das almas", que permite almas para trocar de corpos. Segue a história de um assassino de elite chamado Naksu, cuja alma é acidentalmente presa dentro do corpo fraco de Mu Deok - o servo de Jang Uk de uma poderosa e nobre família de magos do país. O jovem mestre da Família Jang, Jang Uk, guarda um segredo obscuro sobre seu escandaloso nascimento. Ele quer que o formidável assassino o ajude a mudar seu destino. Fonte: My Drama List

Comentários: A verdade é que toda a trama de Alchemy of souls me encantou. O plot cheio de magia, com uma base sólida a se seguida foi muito bem desenvolvida junto com o drama, comédia e, lógico, o romantismo. Nosso casal principal tinha uma ligação incomum de diversas maneira e foi difícil não amar as interações entre mestra e pupilo, entre serva e jovem mestre, entre Mudeok e Jang Uk. Amei do começo ao fim (e que final de temporada!) e sempre volto para assistir minhas cenas preferidas. 

Onde assistir: Netflix e Kingdom Fansubs

E esses foram os dramas que me ganharam em 2022. Alguns me deixaram bem animada como Kimi no Hana  e Alice in borderland 2, Why her? e Twenty-five, twenty-ne, mas no final essa lista foi a que ficou.  E você? Quais foram as séries e filmes que mais gostaram em 2022?

Vocês podem conferir minhas listas no Sopa Primordial (2016 e 2017) e aqui no blog a de 20192020 e 2021.

Nenhum comentário: